A TRATOLIXO, enquanto empresa responsável pela gestão de resíduos urbanos dos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, é uma empresa preocupada com as questões ambientais, nomeadamente com os impactes resultantes da sua actividade.
Neste sentido, o Serviço de Monitorização de Processo e Produto assegura, através da sua actividade, o cumprimento de requisitos legais aplicáveis, ao nível da Monitorização Ambiental, da Caracterização e Quantificação de Resíduos e Controlo de Qualidade dos Processos e Produtos de todas as actividades levadas a cabo no Ecoparque de Trajouce, Ecoparque da Abrunheira e Ecocentro da Ericeira. É igualmente assegurada pela TRATOLIXO, a monitorização ambiental das antigas lixeiras municipais encerradas na área de intervenção do Sistema AMTRES.

Desta forma, a Monitorização existente na empresa assenta em três eixos principais, nomeadamente:
Monitorização Ambiental do Ecoparque de Trajouce, Ecoparque da Abrunheira e Lixeiras do Sistema AMTRES

 
A empresa elabora anualmente o Plano de Monitorização Ambiental para o Ecoparque de Trajouce, Ecoparque da Abrunheira e para as Lixeiras existentes no sistema AMTRES que define as orientações estratégicas que servem de base para o desenvolvimento de todos os trabalhos relizados a este nível. No referido documento são definidas as actividades de monitorização que pretendem dar respostas a todos os requisitos legais aplicáveis à actividade da empresa.