16-11-2017

Foram aprovadas pelo Fundo de Eficiência Energética (FEE) as candidaturas submetidas pela TRATOLIXO. O FEE é um instrumento financeiro, criado através do Decreto-Lei n.º 50/2010, de 20 de Maio, o qual tem como objectivo financiar os programas e medidas previstas no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE), incentivar a eficiência energética, por parte dos cidadãos e das empresas, apoiar projectos de eficiência energética e promover a alteração de comportamentos, neste domínio.

A Directiva n.º 2006/32/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de Abril de 2006, relativa à eficiência na utilização final de energia e aos serviços energéticos, determinou que os Estados Membros adoptassem, e procurassem atingir, até 2016, um objectivo global nacional indicativo de economia de energia de 9% através da promoção de serviços energéticos e da adopção de outras medidas de melhoria da eficiência energética.

Neste âmbito, os Estados Membros comprometeram-se ainda a, até 2020, reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa em 20%, aumentar em igual percentagem a proporção de fontes de energia renováveis no cabaz energético da União Europeia (UE) e alcançar a meta de 20% estabelecida para a eficiência energética.

Mediante o lançamento de Avisos para apresentação de candidaturas, o FEE apoia o desenvolvimento de projectos e iniciativas que promovam a eficiência energética, em termos nacionais. No âmbito do aviso 19» (Eficiência Energética na Indústria)

Registaram-se 146 candidaturas, sendo que a TRATOLIXO submeteu 3 candidaturas tendo sido as mesmas 3 aprovadas.

O custo total dos projectos da TRATOLIXO submetidos a financiamento foi de 262.491,00 € e apresenta um montante total elegível e financiado à TRATOLIXO de 77.471,75 €.

A empresa submeteu em Setembro de 2016 as candidaturas a financiamento ao Fundo de Eficiência Energética, tendo a aprovação sido comunicada em Relatório Preliminar no final de 2016. Os projectos da TRATOLIXO alvo de financiamento envolvem a aquisição e instalação de equipamentos que permitem reduzir o consumo energético nas instalações fabris da Abrunheira, bem como aquisição e instalação de software de gestão de consumos energéticos.