06-01-2017

Caros Colaboradores,

Em nome do Conselho de Administração, e neste «Dia de Reis», que igualmente enquadra o início de um Novo Ano, a todos Vós envio Votos de muita saúde e êxitos pessoais e profissionais para 2017.

Uma palavra de apreço pelo trabalho desenvolvido em 2016 e de ânimo e entusiasmo pois estamos todos apostados no futuro do país e da empresa.

Numa breve nota cumpre-me realçar e agradecer o trabalho de todos em prol dos objectivos da empresa em 2016, mais uma vez com resultados positivos e que traduzem de forma notável melhorias para a empresa e o alcançar de estratégias que, sendo trabalhosas e difíceis, muitas já foram atingidas e outras encontram-se nas metas de 2017 e 2018.

- Criámos e aperfeiçoamos um conjunto de procedimentos que, enquanto empresa pública do setor dos resíduos, se pode orgulhar no trabalho desenvolvido pelas diversas áreas, de que realço o caso da contratação pública e todo o acompanhamento preparatório e jurídico que a tal obriga. Notável esforço no Aprovisionamento.

- Mantivemos e melhorámos a actividade produtiva, recebemos e tratamos mais quantidade de resíduos urbanos neste ano findo, melhoramos na operação e na manutenção dos equipamentos, seja no Ecoparque da Abrunheira seja no Ecoparque de Trajouce, e até no Ecocentro da Ericeira, tudo com o esforço de colaboradores empenhados e respectivos responsáveis, e com alguns reforços necessários que ao longo de 2016 foram integrando o quadro da empresa.

- Conseguimos igualmente resultados na produção de energia acima de expectável pelo tecnólogo, o que nos deixa sempre agradados e confortados com as nossas capacidades, pois são igualmente importante fonte de proveitos, receita fundamental para a nossa actividade, e confirmou a excelente equipa em funcionamento na CDA.

- Concluímos o ano com as «Contas em Ordem», com o trabalho da área Financeira, pois liquidamos as dívidas aos nossos fornecedores e eliminámos os milhões de euros de dívidas antigas (cerca de 22 M€ desde 2014) o que nos posiciona como uma empresa respeitável e considerada no país.

- Apostamos na formação profissional e contratação de quadros necessários, em particular numa área decisiva para o nosso futuro – a manutenção preventiva e correctiva –  e no desenvolvimento de ferramentas funcionais importantes  - caso do «máximo», como trabalhamos para o envolvimento de  todas as equipas que desenvolvem trabalho na área industrial desta empresa, sempre uma área complexa e de trabalho duro.

- Igualmente avançámos forte nos investimentos, dando-se por concluído, no essencial, a empreitada de conclusão das células de confinamento técnico, vulgo aterro sanitário, mesmo com as dificuldades exibidas pelo estado do financiamento às empresas envolvidas na obra. Trata-se de uma infra-estrutura que a TRATOLIXO necessita desde há cerca de 13 anos, e que permitirá forte redução de custos em 2017, sendo que já se encontra em processo avançado de licenciamento na CCDR-LVT, com a intervenção e empenho dos nossos técnicos e responsáveis das áreas envolvidas. Excelente esforço da Fiscalização de Obra e do GEPGO (Projectos e Obras) que não posso deixar de referir neste ano de muitos sacrifícios. Os SST e as equipas de emergência igualmente merecem uma palavra de apreço pelo esforço em contínuo realizado.

- Em curso uma nova TM para Trajouce para a Triagem de Embalagens, para internalizarmos totalmente este serviço como do «papel e cartão», algo que não ocorria desde 2007, e em curso a preparação de novo TM para Residuos Urbanos indiferenciados, para alcançar as metas e objectivos da empresa, rumo à nossa maior autonomia estratégica, e na melhoria das instalações do Ecoparque de Trajouce, após anos de estagnação.

De salientar o importante esforço na preparação das candidaturas que obtiveram êxito, que esta do TM é exemplo, com um apoio de 85% em fundos comunitários, quer outras três desenvolvidas no âmbito da «Eficiência Energética» igualmente comparticipadas.

- Nos Recursos Humanos avançámos na formação, introduzimos a valorização das pessoas, a avaliação de desempenho e as acções de team building que inovaram e permitiram melhorar o nosso relacionamento e conhecimento humano mutuo, desenvolvendo capacidades de trabalho de equipa e que pretendemos dar continuidade.

- Referencia especial também à certificação ambiental obtida, alargamento da mesma com a intervenção dos nossos técnicos e responsáveis dos SIG, com a colaboração nesta e noutras áreas da monitorização ambiental.

- Neste final de ano concluímos ainda com um reajustamento organizacional, já necessário há algum tempo, por forma a modernizar e actualizar a empresa aos novos desafios, e dando o relevo necessários às áreas da estratégia, modernização e da inovação, à semelhança das componentes Financeira e Administrativa e Industrial, agora enquadrando esta última (Direcção de Exploração) com a autonomia necessária a cada um dos Ecoparques e respectivos equipamentos que iniciarão actividades mais rigorosas e relevantes – a ETAL e o Aterro no imediato da Abrunheira, e os TM e áreas de trabalho e conclusão do PRAET, em Trajouce. Agradecimento ao trabalho realizado pela Diretora Geral, agora integrada na Direcção de Administração Geral. Igualmente uma referencia especial ao trabalho dos colaboradores na imagem institucional e de comunicação da empresa, e apoio informático, que, com as reduzidas condições existentes conseguimos obter, bem como o agradecimento ao esforço do secretariado, indispensável ao êxito colectivo.

Nota final de agradecimento especial a quem neste ano procurou outros desafios profissionais, após anos de trabalho importante nesta empresa, o que registamos – realço o Director Industrial e o Responsável da informática, que todos de algum modo conviveram e conheceram, e cujos cargos se extinguem, e votos de muita força e entusiasmo aos que abraçam novas e relevantes funções para este novo ano de 2017.

A todas e a todos os nossos colaboradores envio a uma redobrada confiança nos novos desafios para 2017! Juntos somos mais fortes!

A toda(o)s um Bom Ano Novo!

João Dias Coelho

Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO