01-03-2017

As acções de sensibilização e educação ambiental já se iniciaram! O Programa (PSEA) em curso da TRATOLIXO avançou no dia 8 de Fevereiro nos Municípios de Cascais e Sintra.

Arrancámos com dinâmica e queremos ser ainda mais ambiciosos que nos anos anteriores na expectativa de alcançar um maior número de escolas e agrupamentos nos municípios abrangidos pelo nosso sistema de gestão e tratamento de resíduos urbanos.

Este Programa mantém a habitual e estreita parceria com os Municípios pretendendo proporcionar à comunidade educativa acções de ambiente nas escolas e visitas às instalações proporcionando actividades lúdicas.

Acreditamos com o PSEA da TRATOLIXO, contribuir para uma mudança de atitudes da comunidade, na tomada de consciência e consequente responsabilidade do seu comportamento perante o ambiente.

Está previsto neste sentido alertar para o impacto do consumo e importância da correcta separação dos resíduos e reciclagem, informando e sensibilizando alunos e restante comunidade escolar. Complementar o currículo escolar com actividades práticas e contribuir para o aumento da taxa de separação de resíduos na área de intervenção da TRATOLIXO.

Professores e alunos têm aderido com entusiasmo a estas acções e não tem havido mãos a medir para tantos pedidos de visita. A maioria dos professores tem solicitado a repetição das sessões de ambiente já no próximo ano lectivo. Temo-nos apercebido que inclusivamente divulgam estas acções a outras escolas e colegas de profissão.

Estamos já em grande ritmo e até ao final de Fevereiro foi possível realizar 23 acções para mais de 600 alunos de jardins-de-infância, ensino básico, preparatório e secundário dos Municípios de Cascais e Sintra, seguindo-se Oeiras e Mafra.  

Estimamos realizar durante os meses de Abril e Maio mais 47 acções de sensibilização para mais de 1.230 alunos encerrando neste ano lectivo as sessões de ambiente nos Municípios de Cascais e Sintra.

Estamos a desenvolver um trabalho continuado com alguns agrupamentos escolares, caso da Escola EB 2/3 de Mafra  e estamos a desenvolver esforços para o fazer com restantes escolas de todos os municípios da nossa área de intervenção. No âmbito das solicitações recebidas também temos enquadrado visitas aos nossos Ecoparques de Trajouce em Cascais e Abrunheira em Mafra.