15-03-2017

A Cascais Ambiente é a primeira entidade de recolha e transporte de resíduos a receber em Portugal a certificação de acordo com a norma internacional 55001. A Certificação do Sistema de Gestão de Activos da Cascais Ambiente foi atribuída, ontem, pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação.

“Sendo uma empresa municipal, a Cascais Ambiente tem a obrigação ética e moral de garantir uma rigorosa gestão do erário público. Por isso, é forçoso assegurar uma gestão optimizada dos nossos activos, prolongando-lhes a vida útil e mantendo o mesmo nível de prestação de serviço”, explicou Luís Almeida Capão, administrador da Cascais Ambiente, na cerimónia de atribuição do certificado, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

“Ao contrário do que normalmente se pensa não é a redução de custos que traz a eficiência. Na Cascais Ambiente provámos que é a aposta na eficiência que proporciona uma consequente e inteligente redução de custos, ao mesmo tempo que não só se mantém, como mais importante, se consegue melhorar a qualidade de serviço. Nós conseguimos”, sublinha Luís Capão.

Esta certificação surge após o desafio lançado em 2016 pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, de considerar a Cascais Ambiente como “Entidade Modelo” no desenvolvimento do “Guia Técnico para a Avaliação dos Activos das Infra-estruturas aplicáveis ao Sector dos Resíduos”. Dirigiu ainda o convite para a empresa municipal cooperar na tese de mestrado sobre “Modelo de captação dos custos do ciclo de vida das infra-estruturas e equipamentos da entidade gestora de resíduos”, desenvolvida no Instituto Superior Técnico.

A implementação desta ferramenta inovadora irá assegurar o cadastro de todos os activos e controlo de toda a sua vida útil, desde a aquisição até à sua alienação final. Esta ferramenta tecnológica permite, de forma integrada, a criação de rotinas de manutenção, de inspecção, imputação e controlo de custos e gestão de ocorrências, agiliza a execução e aumenta o controlo das acções realizadas, contribuindo, ainda, para mais e melhores indicadores e, principalmente, informação mais fiável.

Este sistema de gestão, que representou um investimento da Cascais Ambiente, permitiu uniformizar métodos e evidenciar resultados. Isto é, contribuir para um serviço mais regular e acessível aos cascalenses; assegurar uma maior sustentabilidade económica e das infra-estruturas; e melhorar a produtividade e a segurança das equipas. Deste modo, a Cascais Ambiente contribui ainda para uma maior eficiência na utilização dos recursos e, portanto, para a redução da sua pegada ecológica.

De referenciar a presença e intervenção do Presidente da ERSAR que se fez acompanhar pela sua equipa.

No discurso proferido pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais,Carlos Carreiras fez referência ao empenho e trabalho desenvolvido pela Cascais Ambiente desde o seu nascimento. Foi mencionada a importância das eficiências no trabalho igualmente desenvolvido em conjunto com a TRATOLIXO. Esta empresa, representada pelo seu presidente do Conselho de Administração, saudou pela evolução positiva e pelo excelente trabalho em curso desenvolvido.

Fonte: website Cascais Ambiente