27-03-2017

«Hoje concluiu-se mais um importante marco histórico para a autonomização e afirmação da TRATOLIXO no sector dos resíduos. Após 14 anos sem aterro operacional, a nossa empresa inicia hoje testes operacionais com resíduos conducentes ao início da actividade das Células de Confinamento Técnico do Ecoparque da Abrunheira, em Mafra». Afirmou o senhor Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO aos trabalhadores e colaboradores presentes.

O PCA agradeceu a colaboração de todos, com especial atenção aos colaboradores e responsáveis que acompanharam a difícil conclusão da obra (caso da Engª Teresa Hilário, do Eng.º Ricardo Castro, do Eng.º João Frederico,  do Dr. Diamantino e João Sabino, da Direcção de Exploração e Divisão de Projectos e Obras), face aos tempos de crise económica que afectaram a capacidade dos empreiteiros envolvidos e que obrigaram a um esforço redobrado dos trabalhadores da TRATOLIXO.

Numa acção sem grandes formalidades, foi assinalado o arranque desta importante infra-estrutura, que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mafra e do Conselho Directivo da AMTRES, Dr. Joaquim Sardinha, e do Chefe do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Mafra, Eng.º. Alexandre Parracho bem como da Engª Ana Rita Ruivo, responsável operacional pela ETAL da SOCAMEX, no referido Ecoparque.

Estiveram igualmente presentes as áreas ligadas à operação (Direcção de Exploração), manutenção (Direcção de Exploração), SIG (Direcção de Administração Geral) SST (Direcção de Administração Geral) e Comunicação.

A equipe operacional será conduzida pelo Dr. Diamantino Gonçalves, da Direcção de Exploração.

A TRATOLIXO, concluiu todas as infra-estruturas do ECOPARQUE DA ABRUNHEIRA – CDA, ETAL e Células de Confinamento Técnico – e atingiu um importante objectivo definido pela Administração em 2016, a conclusão desta empreitada, e iniciar 2017 com um aterro operacional, após 13 anos a recorrer a entidades externas, o que obrigou a elevados custos de deposição.

As CCT são constituídas por três células de confinamento técnico de apoio ao Sistema, que ocupam uma área de 11ha e um volume total de cerca de 2.500.000 m3. Esta infra-estrutura destina-se a receber parte dos refugos dos processos de tratamento e valorização de resíduos e  permitirá, assim, garantir a sustentabilidade do Sistema AMTRES, com a redução de custos associados ao tratamento, transporte e deposição final dos resíduos produzidos na área de intervenção da empresa.

O dia 27 de Março de 2017, inicia assim uma data de referência para a conclusão deste Ecoparque, a que se incluirá uma nova estação de desodorização da ETAL, cuja conclusão deverá esta semana ficar operacional, entrando em testes no dia 31 de Março, e o ECOCENTRO do Ecoparque de Abrunheira, que irá servir as populações da Mafra, Malveira, Alcainça, Cheleiros, e demais freguesias e agregados populacionais adjacentes. Este equipamento deverá entrar em funcionamento já no mês de Abril de 2017.