18-04-2017

No passado dia 12 de Abril, o Salão Nobre da Faculdade de Motricidade Humana recebeu a 2ª edição do Encontro Temático, subordinada ao tema Saúde e Ambiente Sustentáveis desenvolvido pela Comissão Social de Freguesia da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo. Um evento que visa chamar a atenção para as boas práticas ambientais no dia-a-dia de cada cidadão.

Este evento foi inaugurado pelo Presidente da União das Freguesias de Algés e Dafundo, do Presidente do Instituto Superior de Motricidade Humana e pelo Vereador do Ambiente e Serviços Municipais da Câmara Municipal de Oeiras, e membro não executivo do Conselho de Administração da TRATOLIXO, Eng.º Ricardo Barros.

Um dia que uniu técnicos e a comunidade para o alerta dos paradigmas negativos que existem na nossa sociedade de hoje, com o objectivo de sensibilizar os vários públicos para uma mudança de comportamentos, uma melhoria das nossas eficiências ambientais face ao ambiente sustentável para efectivamente se alcançar uma melhor saúde.

A TRATOLIXO marcou a sua presença neste evento, representada pelo seu Presidente, Dr. João Dias Coelho e Eng.ª Patricia Gomes no painel sobre o tema Cidadania e Participação. Ambos transmitiram uma mensagem de reflexão e de confiança no que diz respeito  a um ambiente sustentável .

O objectivo é abandonar de vez a economia linear e optar por uma economia circular de recursos biológicos e tecnológicos.

Para conseguir uma economia  circular devemos abraçar de forma responsável acções que evitem o desperdício, sendo essencial a recuperação dos materiais e mais importante repensar a forma como olhamos para o ambiente e para os nossos hábitos como seres humanos.

É igualmente importante educar e preparar as futuras gerações, pois falar hoje de ambiente é absolutamente crucial para o acompanhar da evolução; para tal, deve ser feito um alerta para as mudanças de comportamento e desenvolver um trabalho em conjunto para um ambiente melhor com zero desperdício.