O incêndio deflagrou no dia 24 de Abril no Ecoparque de Trajouce da TRATOLIXO"> O incêndio deflagrou no dia 24 de Abril no Ecoparque de Trajouce da TRATOLIXO">
25-04-2017

O incêndio que deflagrou na noite de dia 24 de Abril no Ecoparque de Trajouce da TRATOLIXO, empresa intermunicipal certificada, detida em 100% pela AMTRES – Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra para o Tratamento de Resíduos Sólidos – esteve sempre controlado pelos operacionais e veículos chamados ao local e circunscreveu-se a uma zona isolada de resíduos de limpeza, verdes e monstros, fora da área de instalações fabris e habitações, sem perigo de contaminações nem impacto ambiental.

Nenhum edifício da empresa foi atingido por este incêndio e os trabalhadores que se encontravam nas instalações foram retirados em condições de perfeita segurança. As habitações e unidades fabris que se encontram nas áreas limítrofes não correm qualquer risco.

As causas deste incêndio ainda não foram apuradas. A TRATOLIXO adianta que este foi o primeiro incidente com estas características, registado nas suas instalações, que cumprem as mais exigentes normas internacionais de sistemas integrados de gestão da qualidade, ambiente e segurança.

O alerta do incêndio foi dado cerca das 22:30h do dia 24, tendo o fogo sido circunscrito pelos bombeiros antes das 03:00. Foi finalmente dado como dominado cerca das 10:30h mantendo-se ainda os bombeiros no local, pois as operações de rescaldo estão longe de estarem concluídas.