26-05-2017

O Ecocentro da Abrunheira localiza-se no Ecoparque da Abrunheira, no concelho de Mafra e vai começar a funcionar no próximo mês de Junho. Ocupa uma área  de 3.800 m2 e tem capacidade de recepção de 15.400 t de resíduos valorizáveis de várias tipologias.

 Neste espaço, os cidadãos poderão depositar de forma gratuita resíduos recicláveis, os denominados monstros, resíduos verdes, madeiras, resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, que terão um espaço coberto, e sobretudo resíduos de construção e demolição.

O Ecocentro servirá as populações de Mafra, Malveira, Alcainça, Cheleiros, e demais freguesias e agregados populacionais adjacentes.

 “Este tipo de resíduo será relevante porque não há locais de deposição e muitas vezes aparecem nos sítios menos apropriados. Queremos salvaguardar o meio natural sem custos para quem os depositar, sejam particulares ou empresas que depositem até 1500 quilos por semana”, tal como prevê o regulamento do Ecocentro da TRATOLIXO que já funciona na Ericeira, explica o presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO, João Dias Coelho.

 A TRATOLIXO vai dinamizar uma campanha de sensibilização em articulação com o Município de forma a dar a conhecer aos cidadãos esta valência do espaço, as regras de funcionamento, os tipos de materiais que estão autorizados a serem recebidos, horário de funcionamento, destinos desses materiais, alertando ainda para a perigosidade de os abandonar noutros locais.

A TRATOLIXO já concluiu todas as infra-estruturas essenciais ao funcionamento integrado do Ecoparque da Abrunheira que, além do Ecocentro, inclui as novas Células de Confinamento Técnico, que acolherá sobretudo rejeitados dos processos de tratamento e valorização, a Central de Digestão Anaeróbia e a Estação de Tratamento de Águas Residuais e Industriais.

 “Queremos uma unidade completa, sustentável e que responda também às preocupações ambientais da comunidade local”, referiu João Dias Coelho.