28 07 2017

A TRATOLIXO assinalou dia 28, Sexta-feira, o seu 28º aniversário com dois momentos de convívio com os colaboradores do Ecoparque da Abrunheira e de Trajouce.

Para além da Administração da TRATOLIXO, estiveram presentes neste evento no Ecoparque de Trajouce em Cascais, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Paula Gomes da Silva, Presidente do Conselho Directivo da AMTRES e Vereadora da CMC, a Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Maria Fernanda Gonçalves, a Associação de Beneficência e Socorros Amadeu Duarte – Associação Humanitária de Bombeiros de Parede, representados por Comandante Pedro Araújo e Dr. Fernando Alves, Bombeiros Voluntários de Alcabideche, representados por Comandante José Palha, Bombeiros voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana, representados por Comandante Paulo Santos e Serviço Municipal de Protecção Civil de Cascais, representado por Comandante Carlos Mata.

Durante o evento foram distinguidas as corporações de Bombeiros, a Protecção Civil e os colaboradores da TRATOLIXO que estiveram envolvidos no incêndio que este ano ali deflagrou no período de 24 a 26 de Abril.

A empresa encontra-se numa fase importante de evolução e afirmação de carácter, concluindo 28 anos de presença estável e segura no sector de resíduos em Portugal, referiu o PCA da TRATOLIXO.

Constituída em 1989, a TRATOLIXO abrange uma área geográfica de 753 Km2, presta serviço a uma população de mais de 840.000 habitantes, o que constitui aproximadamente 8% do total nacional em termos populacionais, sendo o terceiro maior Sistema de Gestão de Resíduos Nacional. Foi criada a 26 de Julho de 1989, por iniciativa municipal – Municípios de Cascais, Oeiras e Sintra - e em parceria com entidades privadas, a KOCH Portugal e a HLC S.A, para fazer o tratamento dos resíduos produzidos nos municípios associados da AMTRES visando a sua recuperação, sob formas técnica e economicamente viáveis, sem impactos psico-sociológicos ou ambientais negativos. O processo de tratamento a utilizar foi bastante discutido, tendo-se optado pela compostagem.

“Se tivermos em conta a data e a época diferente, a TRATOLIXO sempre apresentou uma referência de inovação e competência diferenciadora na realidade do país na década de 90, propondo a compostagem no tratamento e valorização de resíduos, algo que deve ser evidenciado, a que se somam as políticas inovadoras adoptadas na promoção da separação na fonte e no processo de triagem de resíduos”, mencionou João Dias Coelho, PCA da TRATOLIXO.

“Estivemos na primeira linha na valorização de resíduos e na promoção da recolha selectiva nas áreas geográficas que nos confinaram. É no patamar de competência, rigor e inovação que queremos continuar e melhorar, participando nos novos desafios que o PERSU 2020, que nos estimula enquanto orientação e com objectivos a prazo, que se perfilam no PAPERSU da TRATOLIXO, já aprovado pela Tutela”.

Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, um dos quatro municípios que detêm a TRATOLIXO, esteve presente destacando, como marco dos 28 anos do percurso de vida da empresa o processo de recuperação financeira dos últimos anos que, segundo o ele, "viabilizou a TRATOLIXO”.

Mais referiu que “a empresa foi muito inovadora no seu arranque. Há 28 anos isto era uma lixeira a céu aberto próprio de um país do terceiro mundo. A situação evoluiu muito mas com muitos erros que foram cometidos neste percurso”. Carlos Carreiras recordou ainda “ que quando assumi a presidência da Câmara de Cascais, há sete anos, “a empresa estava numa situação de grande dificuldade… em falência técnica”. Explicou que a recuperação da empresa só fruto de “uma grande solidariedade entre os quatros presidentes de câmara” - ele próprio, Basílio Horta (Presidente da Câmara Municipal de Sintra), Paulo Vistas (Presidente da Câmara Municipal Oeiras) e Hélder Silva (Presidente da Câmara Municipal Mafra) ”.

Terminou o seu discurso congratulando o excelente desempenho da Administração e seus colaboradores referindo que “uma vez recuperados há que olhar para o futuro”.

E o futuro será um desafio para melhorar a nossa aposta no sector dos resíduos e na sustentabilidade económica e ambiental que este sistema carece, sempre disponíveis para parcerias que criem valor”, sublinha João Dias Coelho.

“A TRATOLIXO tem hoje a ambição de evoluir para soluções tecnológicas de futuro que contribuam para um modelo técnico completo e financeiramente mais sustentável, promovendo a economia circular, garantindo a eficiência da utilização de recursos.

No ano em que comemoramos 28 anos temos várias razões para celebrar – o Ecoparque da Abrunheira foi concluído e iniciámos a exploração das Células de Confinamento Técnico – a peça que faltava ao Sistema. A ETAL da Abrunheira, dotada de tratamento terciário, é uma referência no tratamento de efluentes.

No Ecoparque de Trajouce iniciámos outro ciclo de renovação, vamos começar a construção da Central de Triagem de embalagens de Trajouce - serviço que subcontratamos há 10 anos – e que foi objecto de co-financiamento comunitário em 85%. Vamos também requalificar as áreas sociais e de serviços com o Novo Edifício Social e de Serviços que irá para receber o armazém, as oficinas os Balneários femininos e masculinos, e o laboratório e aumentar as zonas de sombreamento nos parques de estacionamento.

João Dias Coelho fez ainda questão de agradecer aos quatro Presidentes dos Municípios de Cascais, Oeiras, Mafra e Sintra envolvidos neste mandato a colaboração prestada.

 

Veja o filme que assinalou os 28 anos da Tratolixo.