29/09/2017

Teve início no dia 28 de Setembro com a Conferência Inaugural sobre o “Papel dos Cidadãos e das Empresas na Execução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030”, fixados pela ONU, na qual participou como orador o Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO, João Dias Coelho.

Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais e Pedro Norton Matos, Mentor do Greenfest, foram responsáveis pela abertura do evento juntamente os com Embaixadores da Suécia e Holanda, países convidados como referências na área da sustentabilidade. 

Para além do Presidente do CA da TRATOLIXO também participaram como oradores nesta conferência abertura o Presidente da Fundação La Caixa, Artur Santos Silva, Paulo Mirpuri, Presidente da “Mirpuri Foundation”, João Paulo Girbal, Presidente da Adene - Agência para a Energia, e Tiago Pitta e Cunha, Presidente da Comissão-executiva da Fundação Oceano Azul.

Artur Santos Silva fez uma apresentação introdutoria do estado da sustentabilidade em Portugal face aos desafios das Nações Unidas.João Dias Coelho produziu uma reflexão sobre os direitos e deveres do cidadão, e a sua importância e papel activo, enquanto consumidor, com relevo nas opções estratégicas a que as entidades públicas e privadas estão obrigadas, e deu a conhecer o contributo da TRATOLIXO enquanto empresa responsável pelo tratamento de resíduos urbanos.

A décima edição do evento está a decorrer até Domingo dia 1 de Outubro, dedicado à sustentabilidade ambiental e inclui diversas conferências e 'workshops', nomeadamente de compostagem e eficiência energética, e tem como países convidados a Suécia e a Holanda, de acordo com o programa.

A TRATOLIXO participa activamente estando programado sensibilizar mais de 500 alunos sobre a temática dos resíduos e sua reciclagem. Ao longo destes 2 primeiros dias de evento tem recebido para além de jovens, munícipes de todas as idades com o objectivo de esclarecer dúvidas e mitos, informar e sensibilizar sobre a necessidade de adoptar comportamentos mais equilibrados para defender a natureza, mas também a saúde de cada um e o espaço social onde se integra.

A iniciativa contou com a presença de vários Municípios, designadamente os Municípios de Mafra e Cascais. Joaquim Sardinha, Vice-presidente da CMM participou na Conferência “Blue Economy, Quando o Verde se veste de Azul” reforçando o papel activo do empreendedorismo da Economia Azul deste município. Este painel abordou diversas áreas, um tema ligado à problemática dos " lixos marinhos", e aos problemas ambientais gerados pelos mesmos, além de economia do mar e das iniciativas desenvolvidas por municípios e entidades várias na criação de negócios ligados ao mar, designadamente novos projectos e novas empresas criadas com ligação a universidades ou "incubadoras de empresas". O caso de Mafra foi um exemplo analisado. Cristiana Santos, Diretora do Planeamento Estratégico da empresa esteve presente com a responsável pela Monitorização Ambiental, Susana Dias.

Decorreu ainda no dia 29 de Setembro o “I Encontro Nacional de Limpeza Urbana” que contou com a presença de inúmeras entidades nacionais e internacionais e com a participação das entidades responsáveis da Cascais Ambiente, SMAS de Oeiras e Mafra do nosso sistema. Nuno Simões, Director do Ecoparque e Ecocentro de Trajouce, participou pela TRATOLIXO. O encerramento contou também com a presença do PCA, a convite da organização.