23/05/2018

A TRATOLIXO assinalou a sua presença no Encontro Nacional de Escuteiros que decorreu em Sintra no dia 22 de Abril comemorando o dia de S. Jorge, padroeiro do Corpo Nacional de Escutas (CNE). Esteve presente como entidade parceira no grande evento, que reuniu cerca de 7.000 escuteiros da região de Lisboa, com idades compreendidas entre os 6 e os 22 anos.

As actividades tiveram lugar na Escola EB I D. Carlos I, iniciando-se pelas 10h00, numa Eucaristia presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, e culminando numa cerimónia de encerramento, na mesma escola, às 17h00.

O tema deste ano foi «À Descoberta da Cidade», inserido no tema anual, onde foram debatidos os problemas que afectam as cidades no seu termo mais lato (polis). Deste modo, deu-se especial destaque à sustentabilidade, trânsito, ecologia, energia, cidadania, civismo e associativismo. Neste sentido, a TRATOLIXO esteve presente como parceiro, através de dinâmicas de jogo que educam para a um mundo mais sustentável, realçando a importância de uma eficiente gestão de resíduos numa cidade e como este facto contribui para uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos e do ambiente.

"Pesca o que não presta" e "Vamos limpar o Mar" foram alguns dos jogos dinamizados que alertaram para a problemática da poluição dos plásticos nos Oceanos e sobre a importância da reciclagem e da economia circular. Foi ainda distribuído algum material informativo pelos participantes de forma a esclarecer algumas dúvidas sobre a correcta separação de resíduos.

Cerca de 530 lobitos, com idades dos 6 aos 10 anos participaram nos jogos dinamizados pela TRATOLIXO e mostraram-se muito entusiastas e empenhados em contribuir para um mundo melhor.

Os mais velhos – cerca de 450 caminheiros – deslocaram-se à Serra de Sintra com o intuito de limpar caminhos e ajudar na erradicação de espécies de árvores infestantes que teimam em concorrer com a flora autóctone.

Igualmente estivemos presentes com uma outra iniciativa, recorrendo a uma instalação inovadora, feita com plástico reciclado, em forma de teia/rede ampliada, que convidou os presentes a uma experiência visual, sensorial e auditiva que visou criar uma consciência sensorial sobre o que está a acontecer nos Oceanos. Esta experiência também convidou a reflectir sobre a continuidade da utilização descuidada do plástico, sobre a sua eventual reutilização e reciclagem. Esta activação que recebeu 1.500 escuteiros, permitiu a todos os participantes sentir a dificuldade do que é ser um animal marinho preso em plástico produzido pelo ser humano.

Com um trajecto de cerca de 6 metros, os visitantes puderam ouvir o som do mar e à sua volta, apenas ver e sentir materiais em plástico, com o intuito de imaginar os vários obstáculos, como embalagens e redes de plástico, que os animais marinhos têm de diariamente enfrentar.

Durante a experiência, os participantes responderam a algumas perguntas e, no final, assinaram o livro da Tratolixo e da Life in Plastic com o compromisso de reciclar mais e utilizando cada vez menos objectos em plástico. Este acto simbólico representou o cumprimento de uma promessa para com o Oceano, com o mundo e todos os seres do planeta. Os mais novos carimbaram uma imagem no seu braço com a imagem de um peixinho e de uma tartaruga para guardarem recordação deste dia e receberam uma caixa de lápis de cor. Todos assinaram o livro, deixando o seu nome e idade, uma frase ou um pequeno desenho.

Veja o filme do evento: