11-06-2018

No passado dia 16 de Maio, foi lançado em Roterdão, uma grande cidade portuária no Sul da Holanda um novo relatório internacional para ajudar as cidades a fazer a gestão do seu desperdício de alimentos. Foi lançado na Blue City, uma incubadora de empreendedores de economia circular com sede em Roterdão. A cidade desenvolveu uma forte reputação de ser "verde" e tem como objectivo desenvolver o porto mais sustentável do mundo. O Presidente do Município da cidade de Roterdão, Sua Excelência Ahmed Aboutaleb, recebeu uma cópia do relatório para marcar a sua publicação.

O relatório destaca o papel das tecnologias de biogás, que através da digestão anaeróbica (DA) convertem resíduos alimentares em energia renováveis e composto rico em nutrientes. As tecnologias de DA, que estão maduras, prontas para implementação e com boa relação custo-benefício, permitem a recuperação máxima de recursos para geração de energia verde e restauração do solo.

Este reporte coloca particular ênfase na importância de recolher e tratar separadamente os resíduos alimentares, o que, se implementado a nível global, teria o mesmo impacto em termos de redução das emissões de CO2 como retirar todos os carros da UE da estrada. A maioria das cidades em todo o mundo, actualmente, não recolhe os resíduos alimentares separadamente, o que provoca a sua deposição em aterros sanitários ou a sua incineração e perdem o seu potencial para resolver uma série de problemas ambientais colocados em todas as cidades.

Além das apresentações dos autores do relatório, o lançamento também contou com apresentações sobre o desperdício de alimentos e a economia circular da plataforma de sustentabilidade Holland Circular Hotspot e da própria Blue City.

Principais informações deste relatório que foi elaborado pela Associação Mundial de Biogás (WBA) em colaboração com o Programa C40 Cidades de Alimentos, Água e Resíduos e estabelece:

  • Ser um guia prático para os formuladores de políticas sobre redução, recolha e tratamento de resíduos alimentares
  • Tratar globalmente todo o desperdício de alimentos o que reduziria as emissões de CO2 o que seria equivalente a retirar todos os veículos que circulam na EU;
  • Relatório diz que tratar o desperdício de comida através de digestão anaeróbica potencia bons resultados ambientais;
  • Reunir experiências de cidades em todo o mundo na gestão de seus resíduos alimentares;
  • Conseguir as melhores práticas na prevenção da produção de resíduos alimentares;
  • Uma visão geral dos Sistemas de Recolha para garantir que os resíduos alimentares sejam levado ao tratamento a partir de uma Recolha Selectiva;
  • Alternativas de tratamento para resíduos alimentares não comestíveis, desde a compostagem até à digestão anaeróbia;
  • Utilizar outputs de vários processos de tratamento e ter soluções para melhor valorizá-los; e
  • Viabilizar as políticas necessárias para garantir que o desperdício de alimentos seja gerido de forma sustentável.

Pode consultar o RELATÓRIO nos seguintes links: http://www.tratolixo.pt/assets/docs/WBA-C40FWW-Full-Report.pdf ou em  Global Food Waste Management – An Implementation Guide for Cities