mais verde do mundo, de acordo com o índice de desempenho ambiental, 

de acordo com o índice de desempenho ambiental, a finlândia é o país mais verde do mundode acordo com o índice de desempenho ambiental, a finlândia é o país mais verde do mundo"> mais verde do mundo, de acordo com o índice de desempenho ambiental, 

de acordo com o índice de desempenho ambiental, a finlândia é o país mais verde do mundode acordo com o índice de desempenho ambiental, a finlândia é o país mais verde do mundo">
09/10/2018

No âmbito da visita de S. Exa. o Primeiro Ministro da Finlândia, Juha Sipilä, a Portugal, a Embaixada da Finlândia em Lisboa e o Business Finland, em colaboração com a aicep Portugal Global, realizaram o “Seminário Empresarial Portugal-Finlândia”, dia 2 de Outubro pelas 15 horas, no Palacete Centro Congressos em Lisboa.

O Seminário contou com a presença de Sua Excelência o Primeiro-ministro da Finlândia, Juha Sipilä, e de Sua Excelência o Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, bem como de representantes do VTT, Centro de Investigação e Tecnologia da Finlândia, que abordaram as oportunidades de negócio e de desenvolvimento de sinergias no âmbito da “Economia Circular”.

Uma comitiva de empresários finlandeses dos setores da Bioenergia, Florestas, Madeira e Inovação e Tratamento de águas residuais e circulação de água, interessados em encetar contactos B2B com empresas portuguesas, para avaliação de potenciais negócios recíprocos, estiveram também presentes neste seminário que contou com representantes de meia centena de empresários portugueses.

O Seminário foi antecedido de visitas ao Ecoparque de Abrunheira, Mafra, da empresa Tratolixo - Tratamento de Resíduos Sólidos S.A. e ao Complexo Industrial da Mitrena, Setúbal, da empresa The Navigator Company por parte da comitiva de empresários finlandeses, nas quais foram encetados contactos comerciais bilaterais. Mais se refere que foram ainda realizadas reuniões de apresentação com a APEMETA - Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e UNAC - União da Floresta Mediterrânica.

No dia 2 de Outubro a Delegação Finlandesa foi recebida pela Administração da TRATOLIXO que após exposição sobre a actividade da empresa foram debatidas soluções possíveis para o futuro tecnológico. Posteriormente sucederam-se uma série de questões colocadas pelos empresários seguidas de uma visita guiada ao Ecoparque da Abrunheira.