20/11/2018

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR) é uma iniciativa que tem o propósito de promover a implementação de acções de sensibilização sobre sustentabilidade dos recursos e gestão de resíduos durante uma única semana (17 a 25 de Novembro de 2018).

“Prevenção de resíduos perigosos: hora da desintoxicação” é o destaque para este ano, no entanto são válidas todas as ações de sensibilização para a problemática dos resíduos, bem como acções de limpeza.

Esta Semana foi lançada com o objectivo de sensibilizar ao máximo a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, com diversas iniciativas, como animações, workshops, e outras actividades sobre esta temática.

Atendendo ao interesse manifestado pela iniciativa ao longo dos anos, e como representante da gestão de resíduos dos Municípios de Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra, prestando serviço a mais de 850 mil habitantes, e com o objectivo de dar cumprimento ao PPRU (Plano de Prevenção de Redução de Resíduos), a TRATOLIXO participa este ano com acções, promovendo actividades em 4 escolas pertencentes a cada um dos municípios que abrangem a área de actuação da empresa.

Os alunos serão convidados a visualizar um filme num planetário que se deslocará às escolas com conteúdos de educação ambiental adaptados aos programas escolares.

Sob o tema TOCA a DETOX (prevenção de resíduos perigosos: hora de desintoxicação), os alunos serão desafiados a fazerem uma mini-horta realçando a importância da prática da agricultura biológica na prevenção da utilização de fertilizantes químicos e pesticidas. Após uma breve palestra sobre a importância da agricultura biológica para a saúde e para o ambiente, alunos e professores participarão nas seguintes actividades: instalação da hortinha, identificação das espécies cultivadas, suas propriedades, aplicações e aprendizagem prática sobre compostagem. No mesmo evento faremos a demonstração da utilização das energias renováveis, utilizando um forno solar para assar maçãs que serão distribuídas no final pelos participantes. Terminaremos ainda a sessão com a partilha de uma salada biológica e de um chá de plantas aromáticas utilizando loiça reutilizável.

Ontem dia 19 de Novembro, estivemos presentes com este conjunto de actividades na EB/JI Jorge Mineiro no Município de Oeiras e fomos recebidos com muito entusiasmo e excelente participação dos alunos. Durante a visualização do filme os alunos soltavam gargalhadas ou ficavam pregados aos assentos quando o “Super Salvador”, herói da história, entrava em acção em defesa do ambiente.

A horta biológica foi feita de raiz com a efectiva ajuda dos alunos, desde a limpeza do terreno até ao cultivo de várias espécies. Com a colaboração empenhada de todos foi uma manhã repleta de experiências enriquecedoras em prole do ambiente.

Hoje, dia 20 de Novembro marcámos presença na Escola Secundária de Carcavelos, sede do agrupamento, onde repetimos as mesmas actividades e sentimos uma forte adesão da parte de todos.