O filme de animação “Plástico, um desafio ambiental”, promovido pela Câmara Municipal de Mafra, está a ser apresentado aos alunos das escolas inseridas no Projecto Eco-escolas, no Município de Mafra. A iniciativa, que engloba uma acção de sensibilização desenvolvida em colaboração com a Tratolixo, decorre desde dia 11 de Fevereiro até dia 21 de Março.

“Super P” é o nome do super-herói deste filme, do qual também fazem parte outras personagens bem conhecidas, tais como a estátua do “Guardião da Reserva Mundial de Surf” ou os gamos da Tapada Nacional de Mafra. Nesta história, as crianças são convidadas a refletir sobre as suas escolhas diárias e propõe-se que sejam adotados novos comportamentos em família, nomeadamente a utilização de recipientes reutilizáveis e recicláveis, alternativos ao plástico.

Em complemento da apresentação deste filme, realiza-se uma acção de sensibilização, preparada pela TRATOLIXO para a promoção de comportamentos sustentáveis, evidenciando a importância da política dos 4 R’s (Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar), bem como de alternativas disponíveis à utilização do plástico.

Ao longo da sessão os grupos escolares são confrontados com imagens que revelam o impacto que o lixo de plástico tem na biodiversidade marinha, pondo em risco a vida de diversos animais e danificando os seus ecossistemas. Cientes que os seus gestos do dia-a-dia e da sua família são importantes para contrariar este problema, em conjunto os alunos assumem o compromisso de evitar o uso de plásticos descartáveis, em especial as palhinhas e outros de objectos que usamos por breves minutos e que demoram uma eternidade a decompor-se. O grupo fica também a conhecer o tempo que cada objecto demora a degradar-se e as várias soluções alternativas existentes, tais como palhinhas de metal, sacos de pano, escovas de dentes de bambu, sacos biodegradáveis, entre outros. Nestas sessões igualmente reforça-se a importância da correcta separação de resíduos para além do plástico estimando-se realizar no Município de Mafra um total de 73 sessões para 143 turmas do 1º ciclo para mais de 4.000 alunos.