25/06/2019

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, a Quinta da Ribafria, em Sintra, acolheu o evento “SintrAmbiente`19 - Feira do Ambiente e Sustentabilidade”, com um conjunto variado de actividades de educação e sensibilização ambiental entre as quais estiveram representadas as actividades do Programa de Sensibilização Ambiental da TRATOLIXO.

Foram 3 dias (7, 8 e 9 Junho) recheados de actividades, direccionadas sobretudo a crianças, designadamente: jogos, actividades desportivas, adopção de animais, exposições, palestras, passagem de filmes, entre outras. A sexta-feira foi dedicada aos grupos escolares e passaram pelas actividades da TRATOLIXO para centenas de alunos e respectivos professores. No Sábado e Domingo fomos visitados por dezenas de famílias.

Todas as escolas do concelho foram convidadas a participar neste evento com exposições, mostras e filmes sobre a temática ambiental e subordinadas ao tema específico do “lixo nos oceanos”. Este flagelo ambiental vem assumindo proporções preocupantes, já que a maioria do lixo encontrado nos oceanos tem origem na terra, sendo que o lixo nos oceanos é composto por resíduos utilizados nas rotinas diárias de cada um de nós.

A TRATOLIXO contou com um stand para divulgação das suas actividades e dinamizou jogos pedagógicos sobre a temática do plástico marinho e sobre a correcta separação dos resíduos: "Desplastificar pró oceano limpar", "Pesca o que não presta" e "Separar de par em par". No final, as crianças levaram consigo "quantos queres" e um folheto do "Reciclas" que esclarece algumas dúvidas sobre a correcta separação nos respectivos ecopontos.