10/07/2019

No dia 8 de Julho de 2019 a Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos visitou pela segunda vez a TRATOLIXO, sendo esta visita da iniciativa da Lavouro Solutions que tem por objectivo criar equipas multidisciplinares de parceiros e consultores associados, promovendo networking com vista a incentivar a articulação empresarial e institucional entre entidades de carácter publico e privado no sector do ambiente, saneamento e resíduos.

Segundo fonte ABRELPE, 2016 (www.portalresiduossolidos.com) no Brasil, cerca de 7 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos por ano, não são recolhidos ou têm destino inadequado. “Esse cenário resulta num avassalador prejuízo para a saúde de mais de 96 milhões de pessoas em todas as regiões do país (ABRELPE, 2016).

Sendo a TRATOLIXO um dos maiores sistemas nacionais e um exemplo no sector, os técnicos brasileiros habitualmente apreciam visitar, quer pela experiência e referência pela tecnicidade e preocupação com os princípios da sustentabilidade, quer pelas diferentes opções e soluções tecnológicas existentes utilizadas no tratamento de resíduos.

É propósito desta comitiva perceber a experiência portuguesa, o conceito e a marcante evolução positiva deste sector nas últimas décadas no país, conhecer os planos de negócio, sua regulamentação e modelo tarifário.

A Administração da TRATOLIXO, representada pelo seu Presidente, Eng.º. João Teixeira e seu Administrador, Dr. João Dias Coelho recebeu a visita da comitiva brasileira “Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Portugal”, nas suas instalações do Ecoparque da Abrunheira, tendo sido iniciada com uma detalhada explanação em auditório, seguida de visita guiada ao ecoparque, acompanhada pelos Eng.ºs Nuno Simões, Maria João Alves e Duarte Pelica.

Walter Plácido, Director Executivo da LAVORO e responsável pela visita desta comitiva a Portugal, tem como objectivo apresentar aos brasileiros e latino americanos o que há de melhor em Portugal no sector do ambiente, designadamente na gestão de resíduos, através da experiência das diversas empresas que pretendem visitar para além da TRATOLIXO, tais como Cascais Ambiente, Sisav, Ambimed, Interecycling (REE), Resíduos do Nordeste, PAYT Guimarães, Resulima, PAYT Viana do Castelo, Extruplas e LIPOR.

O programa do IX Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Portugal teve no dia 5 de Julho a sua abertura oficial assinalada com uma Palestra Magna proferida pelo Eng.º. Carlos Martins, Ex. Secretário de Estado do Ambiente e da Transição Energética com o tema: “A Trajectória de Portugal no sector do Saneamento e Resíduos e as Perspectivas de Cooperação com o Brasil”.