12/07/2019

A nova Central de Triagem, actualmente em construção no Ecoparque de Trajouce, está dotada de um elevado grau de automatização, permitindo uma recuperação de materiais recicláveis alinhada com os indicadores definidos no PERSU 2020, de 80% para o embalão e de 95% para o papelão.

A instalação foi adjudicada por 7.960.441,23 euros e foi co-financiada pelo POSEUR em 85% (auto-investimento de 1.194.066,19€).

Tem capacidade para triar 5 t/h de embalagens e 8 t/h de papel/cartão, com uma disponibilidade de 90%, possibilitando o cumprimento das metas e estratégia comunitárias para a prevenção, reciclagem e valorização do resíduo como recurso e, consequentemente, uma crescente minimização da deposição em aterro. O aumento da eficiência da triagem dos resíduos de embalagem provenientes da área de intervenção da AMTRES leva a prever aumento dos proveitos com a venda dos recicláveis na ordem dos 16%. 

Nesta instalação serão triados automaticamente PET, PEAD, ECAL, plásticos mistos, papel/cartão, filme plástico, ferrosos de embalagem, não ferrosos de embalagem. Serão ainda recuperados manualmente EPS, PET óleos, vidro, madeira, filme plástico de grandes dimensões e plásticos rígidos.

A Central de Triagem, cuja obra decorreu dentro dos prazos expectáveis e sem derrapagens financeiras, encontra-se, actualmente, em fase de ensaios, sendo que num primeiro momento se procederá, em vazio, ao ajuste e afinação de todos os dispositivos e equipamentos, seguindo-se os ensaios em carga destinados à verificação do funcionamento dos sistemas e equipamentos electromecânicos com quantidades crescentes de resíduos até à obtenção da capacidade nominal da instalação, o que se prevê venha a acontecer em inícios do próximo mês de Agosto.