14/01/2020

No dia 14 de Janeiro de 2020, o Ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles visitou a TRATOLIXO, acompanhado do seu Secretário Nacional, André França.

A comitiva que foi recebida pela Administração da empresa, João Teixeira, Presidente da TRATOLIXO, Joaquim Sardinha, Vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra e Administrador da TRATOLIXO e Zalinda Campilho, representante da Câmara Municipal de Oeiras na Administração da TRATOLIXO e Assessora de Vereação da CMO.

Integrou igualmente a visita, o Presidente da ESGRA, Dr. Paulo Praça e Secretária-geral, Carla Vilez, o Presidente da ABETRE (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes) Luiz Gonzaga, o Presidente da ABCON, Percy Neto, Fernando Leite, Presidente da Avaler e Administrador-delegado da Lipor, Feliz Mi-Homens-Secretário Executivo da AVALER.

Esta visita teve como principal objectivo conhecer o Ecoparque da Abrunheira nas suas distintas valências: Central de Digestão Anaeróbia, Células de Confinamento Técnico e Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes, para além de potenciar parcerias, promovendo networking com vista a incentivar a articulação empresarial e institucional entre entidades do sector do ambiente, em particular de resíduos.

Sendo a TRATOLIXO um dos maiores sistemas nacionais e um exemplo no sector, os técnicos brasileiros habitualmente apreciam visitar, quer pela experiência e referência pela tecnicidade e preocupação com os princípios da sustentabilidade, quer pelas diferentes opções e soluções tecnológicas existentes utilizadas no tratamento de resíduos.

É propósito desta comitiva perceber a experiência portuguesa, o conceito e a marcante evolução positiva deste sector nas últimas décadas no país, conhecer os planos de negócio, sua regulamentação e modelo tarifário.

A TRATOLIXO, a AVALER e a ESGRA após a visita realizada ao ecoparque realizaram interessantes apresentações.