29/03/2020

No decorrer dos últimos dias, a TRATOLIXO tem vindo a acompanhar com máximo cuidado e preocupação os desenvolvimentos relacionados com a pandemia do vírus COVID-19.

Desde a primeira hora, tendo como prioridade a segurança e saúde dos seus trabalhadores, a TRATOLIXO tem estado em contacto directo com as instituições públicas com responsabilidade nesta área, nomeadamente, a APA, ERSAR e DGS. 

Antes mesmo de qualquer recomendação para o sector dos Resíduos, que desempenha um papel fulcral como garante da salubridade e saúde pública de toda a nossa população, tomámos um conjunto de medidas com o intuito de reduzir os riscos de contágio na empresa, a saber:

1- Elaboração do Plano de Contingência, no qual se encontram definidas as seguintes medidas, que já se encontram implementadas:

 

  • Áreas de isolamento, em todas as instalações da TRATOLIXO;
  • Controlo da temperatura dos trabalhadores, dos colaboradores de entidades externas a trabalhar nas instalações da TRATOLIXO e colaboradores dos fornecedores;
  • Os procedimentos de actuação na presença de casos suspeitos.

 

2 - Divulgação de informação de prevenção;

3 - Alteração do método de picagem do ponto;

4 - Disponibilização de dispensadores de álcool em locais estratégicos;

5 - Sensibilização dos trabalhadores e dos colaboradores de entidades externas a trabalhar nas instalações da TRATOLIXO sobre os procedimentos a adoptar e a conduta social a adoptar;

6 - Informação a todos os fornecedores dos procedimentos da TRATOLIXO;

7 - Desfasamento de horário de refeição e de permanência nos balneários;

8 - Abertura do refeitório no horário do jantar para complementar a copa;

9 - Distribuição de kits de limpeza para equipamentos móveis e rádios;

10 - Adjudicação de serviço de desinfecção dos habitáculos dos equipamentos móveis, zonas de permanência de trabalhadores e todas as áreas sociais;

11 - Reforço dos EPI nas fábricas e disponibilização de máscaras aos colaboradores administrativos;

12 - Redução do efectivo nos postos de triagem permitindo maior afastamento entre colegas;

13 - Afectação permanente de um funcionário da TRATOLIXO na nova CT, permitindo o incremento no nível de higienização dos espaços desta unidade;

14 - Reforço geral na limpeza e desinfecção dos espaços comuns, em particular das maçanetas das portas, entradas e saídas, etc.

 

Para além destas 14 medidas, foi de imediato cumprida a autorização de ausência dos pais de crianças menores de 12 anos, a maioria dos quais, em todos os casos em que tal era admissível, se encontra em teletrabalho. Também os colaboradores com doenças crónicas associadas aos grupos de risco do vírus COVID-19, foram, por decisão da TRATOLIXO, para casa, sempre que possível também em teletrabalho.

 

Não obstante a eventual alteração das condições de funcionamento da TRATOLIXO nas próximas semanas, de acordo com o evoluir da situação, é certo que este dependerá sempre e antes de mais, daquelas que forem as entregas de resíduos pelas Câmaras Municipais. Os resíduos não poderão ficar por tratar. Até ao momento, não se registou qualquer decréscimo nesta entrega, razão pela qual a TRATOLIXO manteve o seu funcionamento. Ainda assim, a TRATOLIXO decidiu, preventivamente, adoptar um conjunto de alterações no seu funcionamento, com efeito imediato, que passamos a listar:

 

1)           Encerramento do Ecocentro da Abrunheira (desde o passado dia 16 de Março);

2)           Operação da CDA apenas de 2 a 6ª feira, com paragem ao sábado;

3)           Operação do Tratamento Mecânico apenas a 1 turno, com paragem do 2º turno;

 

Destacamos ainda que todos os postos de triagem de resíduos da CDA e TM de Trajouce foram desocupados, de forma a evitar o contacto directo dos colaboradores com os resíduos de origem indiferenciada. Operações de desentupimento ou limpeza deverão ser executadas com todos os EPI adequados à segurança da operação.

Na Central de Triagem, será garantido um período de armazenamento das embalagens de cerca de 5 dias antes do seu processamento, para garantir a eliminação de qualquer risco de contágio por vírus.

Neste período de uma grave crise, no qual é importante a operacionalidade da TRATOLIXO, no âmbito da salvaguarda da saúde pública e do ambiente, quero agradecer a todos os colaboradores o trabalho que tem sido desenvolvido. Quero igualmente garantir às Câmaras Municipais de Cascais, Oeiras, Mafra e Sintra, assim como aos seus colaboradores, que poderão continuar a contar com o trabalho da TRATOLIXO e com a cooperação de todos os seus colaboradores.

 

João Pereira Teixeira

Presidente do Conselho de Administração