29/06/2020

A Candidatura ao financiamento da Sociedade Ponto Verde para o projecto intitulado “Circular SimTech -  Promover a Economia Circular com simuladores de processos e tecnologias de produção, recolha, processamento de resíduos e de reciclagem na área de abrangência da TRATOLIXO – da concepção do produto até ao comportamento do cidadão”, mereceu parecer favorável e, por conseguinte, a aprovação de um financiamento no montante de 101.304,0€ (cento e um mil, trezentos e quatro euros).

O projecto proposto pela TRATOLIXO conta com o apoio do Instituto Superior Técnico e da 3 Drivers, e tem como objectivo promover a economia circular, a descarbonização da gestão de resíduos e o uso eficiente dos recursos, através do desenvolvimento e da disponibilização de simuladores, com grande detalhe na modelação de todos os processos tecnológicos envolvidos na cadeia de valor de processamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU). 

Estes simuladores permitirão conhecer, com rigor e de forma interactiva, o impacto das acções das diferentes partes interessadas no sistema de gestão de resíduos, na capacidade de separação de materiais constituintes dos produtos que compõem os RSU, incluindo as embalagens, visando a sua reciclagem e, no impacto ambiental associado ao seu processamento, com ênfase para as alterações climáticas.

A TRATOLIXO propõe o desenvolvimento e a disponibilização de 3 simuladores interactivos para cidadãos, que estará associado a uma aplicação móvel bilingue (português e inglês), para fabricantes de produtos e para gestores de resíduos.

Um dos simuladores - Simulador I – Produtores - permitirá aos produtores de embalagens e produtos testar diferentes desenhos /componentes e perceber o impacte no ambiente, tendo em conta as infra-estruturas concretas que existam para o processamento de resíduos na sua região.

O segundo simulador - Simulador II – Cidadão, permitirá ao cidadão perceber o impacte das suas práticas de separação e encaminhamento dos RU e das embalagens, ou seja, permitirá quantificar as consequências das suas acções tendo em conta as infra-estruturas de processamento de resíduos disponíveis na sua região. Disponibilizará a visualização de todos os passos por que os resíduos passam e quantificará a transformação dos resíduos em materiais que são reincorporados na economia, promovendo a economia circular.

E o terceiro e último simulador - Simulador III – Operadores da cadeia de resíduos - permitirá aos operadores avaliar os impactes das suas actividades e promover a optimização da cadeia de valor de processamento de resíduos desde a recolha à sua valorização. Os operadores poderão verificar de forma quantitativa quais são as fases que estão no caminho crítico para aumentar a sua eficiência, minimizar os custos e, assim, maximizar a eficácia da sua actuação.