11/09/2020

A Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos,  que decorre entre 21 e 29 de Novembro, tem como tema “Resíduos Invisíveis”.

A iniciativa visa sensibilizar a população para a enorme quantidade de resíduos que, de forma inconsciente, são produzidos. Os resíduos invisíveis são aqueles que são gerados ao longo do processo de fabrico dos produtos que utilizamos. É necessário ter consciência da crescente produção desses resíduos, assumir a responsabilidade e evitar a sua produção.

Visite o site da SERR em https://ewwr.eu/ e registe a sua acção para aderir à maior campanha europeia de prevenção de resíduos. As inscrições e o registo de acções estarão abertos até 3 de Novembro de 2020. Para mais informações sobre a EWWR 2020 e para inscrever as suas acções, aqui.

Autoridades públicas, associações, empresas, escolas e todos os interessados podem organizar uma acção centrada nos “3Rs”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. As acções podem variar, desde workshops e exposições, a concursos e jogos lúdicos, sempre com o mesmo objectivo: sensibilizar para a redução de resíduos!

Sabemos que este ano as circunstâncias são diferentes e que a pandemia de COVID-19 pode contribuir para desencorajar e impedir as pessoas de agirem. No entanto, se está entre aqueles que podem agir, o seu apoio é necessário, agora, mais do que nunca! É hora de enviar mensagens apelativas e positivas e reunirmos esforços para encontrarmos formas originais de fazê-lo.

Consulte o foco temático deste ano: resíduos invisíveis. Preparámos algumas ferramentas dedicadas a este tema, descubra-as!