20/11/2020

Em 2020, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) decorrerá entre os dias 21 e 29 de Novembro e incentiva à participação da comunidade na realização de acções de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos. O tema deste ano são os “Resíduos invisíveis”. 
A cada ano, a EWWR aborda um aspecto diferente da prevenção de resíduos com o objectivo de chamar a atenção para os hábitos de consumo. 
Na área de influência da Tratolixo (Cascais, Oeiras, Mafra e Sintra) foram registadas 7 acções submetidas por várias entidades, nomeadamente: Município de Oeiras, Divisão de Gestão Ambiental; Cascais Ambiente; Escola Básica de Santo Estêvão das Galés e Escola Básica da Venda do Pinheiro.
As acções apresentadas pelas Cascais Ambiente consistem em videos com conselhos, truques ou ideias para reduzir a produção de resíduos no dia-a-dia de cada um, distribuição de kits sustentáveis (conjunto de sacos reutilizáveis), Webinars e  Quizz digital. O município de Oeiras pretende visitar as escolas com uma viatura itinerante que está equipada com uma mini estação de transformação de resíduos de plástico onde os alunos terão oportunidade de ver a transformação e reciclagem de plástico em novos materiais
As escolas vão produzir materiais (cartazes, panfletos, etc) para enviar por email e redes sociais às famílias dos alunos e comunidade em geral com o objectivo de incentivar a reciclagem em casa, bem com criar ecopontos de sala de aula e brigadas de monitorização (alunos da turma que se encarregam de levar os resíduos para os ecopontos).