29/01/2021

O Conselho de Admnistração, e seus colaboradores, manifestam grande pesar pela morte do Professor Fernando Santana, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Director do Jornal Água & Ambiente, meio de comunicação dedicado à divulgação e conhecimento das questões ambientais.
Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido Director desta Faculdade de 2006 a 2018, funções que acumulou com as de Presidente da Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente do Uninova - Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias e de Presidente do Conselho de Administração do Madan Parque de Ciência. Anteriormente, foi Subdirector da Faculdade e presidiu ao Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente. Foi, igualmente, co-fundador da FACIT, uma associação sem fins lucrativos cuja missão está centrada no apoio aos alunos com reduzidos recursos financeiros e à Associação dos Antigos Alunos da Faculdade.
Teve uma participação activa na criação do Colégio de Engenharia do Ambiente (Ordem dos Engenheiros), tendo presidido à sua Comissão Instaladora.
Para além da sua actividade académica e científica, Fernando Santana era Presidente da Academia de Engenharia, Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Membro do Conselho Nacional da Água e Membro do Conselho do Euro-CASE (European Council of Academies of Applied Sciences, Technologies and Engineering). Foi Diretor Nacional do Programa Universidade do Texas em Austin | Portugal, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (MCTES), e, por designação do Ministro da Saúde, foi Presidente do Conselho Consultivo do Hospital Garcia de Orta.
Foi representante do Ministério do Ambiente no órgão directivo do Gabinete que, por parte do Estado, negociou a concessão da Ponte Vasco da Gama e, posteriormente, supervisionou a sua construção.
Fernando Santana era licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Luanda, Master of Science em Engenharia de Saúde Pública, pelo Imperial College, Universidade de Londres, Doutor em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa e Agregado em Projecto de Equipamentos Ambientais pela FCT Nova.
Um excelente profissional dedicado à ciência, à investigação, e às causas ambientais. 
Recentemente cooperou na elaboração e desenvolvimento do planeamento estratégico de resíduos da TRATOLIXO.
Para além das meritórias qualificações cientificas e profissionais, o Professor Fernando Santana sempre se pautou por princípios e normas de conduta que manifestam o seu carácter, força e determinação, granjeando muitos amigos ao longo da vida profissional e pessoal. 
Manifestamos as nossas mais sentidas condolências à família, colegas e amigos.