21/05/2021

Doze grandes instituições públicas e privadas juntam-se a programa de inovação colaborativa para transformar a reciclagem de resíduos de embalagens em Portugal

O Projecto Re-Source da Sociedade Ponto Verde, gerido pela consultora Beta-i,vai promover a colaboração entre startups e inovadores de todo o mundo com entidades públicas e privadas para a criação de pilotos com impacto.

A Câmara Municipal de Mafra, a Cascais Ambiente, os CTT, o Grupo Saica, o Lipor, a Lusoforma, o NEYA Hotels, a OVO Solutions, a Sociedade Central de Cervejas, o Super Bock Group, a Tratolixo e a Vidrala juntaram-se ao Re-Source, um projecto levado a cabo pela Sociedade Ponto Verde (SPV) e a consultora de inovação colaborativa Beta-i. Os parceiros agora anunciados vão colaborar com startups e inovadores de todo o mundo na criação de projectos-piloto que visem aumentar as taxas de reciclagem de embalagens junto dos consumidores e dar origem a novas soluções para categorias específicas de resíduos, em linha com as necessidades urgentes de transição verde e digital estimuladas pela União Europeia para os próximos anos.

A quantidade, a diversidade e a relevância destes parceiros apenas reforçam o sentido de urgência do tema, no que diz respeito à melhoria contínua de processos produtivos e de gestão pública ligados à economia circular. Envolvidas na cadeia de valor do sector e conectadas aos desafios de inovação identificados pelo projecto, estas entidades viram no Re_Source uma oportunidade de acelerar a sua transição verde e digital. Como tal, os parceiros, assim como as startups e os inovadores por eles selecionados, com o suporte técnico da Beta-i, irão trabalhar em conjunto durante 4 meses para construir projectos-piloto que dêem resposta a temas como:

  • a simplificação do processo de separação de materiais recicláveis (através da digitalização, da gamificação ou do reforço do conhecimento dos consumidores);
  • a redefinição da deposição de embalagens nos ecopontos;
  • a redistribuição dos pontos de recolha, visando a diminuição de distâncias para o efeito;
  • a rastreabilidade, preservação e comercialização de garrafas de vidro sob uma lógica circular;
  • o desenvolvimento de novos produtos com valor de mercado feitos com os plásticos mistos reciclados;
  • a simplificação da forma como é declarada e contabilizada a colocação no mercado de embalagens, que não sofre alterações em Portugal há 25 anos.

Cada solução desenvolvida durante o projecto será depois apresentada ao ecossistema empreendedor e testada no contexto real, com o apoio de cada parceiro.

Website do programa.