07/06/2021

No âmbito do projecto “Novo Bauhaus Europeu” – NEB (New European Bauhaus Initiative), que visa a melhoria da qualidade de vida dos europeus e a promoção de uma sociedade mais sustentável, realizou-se no dia 20 de Maio de 2021, entre as 9h e as 18h, a 1.ª Conferência da Bauhaus do Mar – primeiro evento de codesign da Bauhaus do Mar.

A TRATOLIXO esteve presente nesta conferência internacional representada pelo seu presidente do Conselho de Administração, João Teixeira, tendo apresentado uma comunicação sobre o aumento de circularidade e redução da pegada ecológica de novo sistema de “sacos verdes”.

A conferência internacional reuniu decisores e especialistas de diversas áreas e foi uma oportunidade para dar a conhecer e convidar à participação na concepção da iniciativa, contribuindo para concretizar a visão da Bauhaus do Mar.

Para além dos Ministros portugueses Graça Fonseca (Ministra da Cultura) e Manuel Heitor (Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) participaram a Ministra Italiana das Universidades e Investigação, Cristina Messa, e a Ministra da Suécia para o Género, Igualdade e Habitação, Märta Stenivi. Participaram, ainda, Fernando Medina (Presidente da Câmara Municipal de Lisboa / Lisboa como Cidade Farol da Nova Bauhaus Europeia), e as Comissárias da Comissão Europeia Mariya Gabriel (Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude) e Elisa Ferreira (Coesão e Reformas), para além de muitas outras individualidades e especialistas no tema.

No século XX, a Bauhaus definiu o design ao aliar a arte à construção e ao design; no século XXI, a União Europeia apresenta agora uma nova Bauhaus, que possibilite a implementação do Pacto Verde (Green Deal) assente na inclusão e na sustentabilidade. Portugal adere a este desafio, propondo uma mobilização através do mar com a iniciativa Bauhaus do Mar, de forma a criar uma rede que promova uma escola de experimentação e empreendedorismo interdisciplinar, que forme designers, arquitectos, engenheiros, artistas, gestores e cientistas em redor do design de soluções sustentáveis para as regiões costeiras e o mar – “um movimento de design a partir do mar”.

https://bauhaus-seas.eu