06/07/2021

A TRATOLIXO esteve presente no III Encontro de Higiene e Limpeza que decorreu de 29 de Junho a 1 de Julho de 2021, representada pelo seu presidente do Conselho de Administração, João Teixeira, tendo realizado uma apresentação sobre a estratégia de intervenção na cadeia de produção de resíduos centrada na CAPER-Comissão de Acompanhamento do Plano Estratégico de Resíduos, cujas reuniões têm uma periodicidade quinzenal, e onde têm sido aprovados vários projectos em conjunto e por unanimidade. Evidenciou na sua comunicação o aumento de circularidade e a redução da pegada ecológica do novo sistema de “sacos verdes” no Sistema AMTRES.

O modelo de recolha selectiva de biorresíduos implementado na área de intervenção da TRATOLIXO, com sacos coloridos para separação óptica foi o escolhido, quer pelas mais-valias económicas quer pelas mais-valias ambientais. O saco verde permite utilizar o contentor indiferenciado já existente, o mesmo transporte de recolha do indiferenciado, o recurso às mesmas equipas, sem lavagens acrescidas dos camiões de recolha e ainda, poupar 300 000m³ de água/ano, bem como economizar cerca de 850 000 litros de gasóleo/ano ou seja 2 250 000kg/CO², quando comparado com o sistema de recolha dedicada.

 

O ENCONTRO NACIONAL DE LIMPEZA URBANA (ENLU) é o único evento nacional dedicado especificamente ao tema da limpeza urbana, uma área da gestão pública que tem vindo a despertar o interesse dos principais operadores do mercado. O ENLU apresenta várias modalidades de encontro dos múltiplos stakeholders, nomeadamente uma conferência que agrega oradores nacionais e internacionais, numa partilha de conhecimento e divulgação de boas práticas.

No ENLU é também espaço para as soluções tecnológicas da limpeza urbana, constituindo-se o URBAN CLEANING EXPO como a principal montra dos produtos e serviços da limpeza urbana.

Participaram ⋅ Municípios, juntas de freguesia, entidades gestoras e prestadores de serviços para a administração local, responsáveis pela limpeza urbana e gestão de resíduos urbanos. Empresas fabricantes, representantes, prestadores de serviços ou grossistas de equipamentos, produtos e/ou serviços de: Higiene e limpeza urbana; Gestão de resíduos urbanos; Novas Tecnologias de informação; Comunicação e sensibilização ambiental; Veículos profissionais; Contentorização; Desinfestação, controlo e tratamento de pragas; Remoção de grafitis; Mobiliário Urbano; Espaços Verdes; Consultoria; Entidades institucionais; Associações sectoriais; Universidades e Centros de Investigação e Inovação.

 

Para aceder às apresentações do dia 01/07/2021, aceder aqui