31/08/2021

À semelhança do sucedido nos últimos anos, a Tratolixo associa-se uma vez mais à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR). Esta iniciativa visa promover a implementação de acções de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão sustentável de resíduos.

A actividade decorre anualmente, numa única semana em Novembro, o que promove a concentração de um grande número de iniciativas em toda a Europa o que pretende dar uma forte dimensão especial ao evento.

Em 2021, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) decorrerá de 20 a 28 de Novembro e terá como temática "Comunidades Circulares".

Este ano, a Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos desafia-nos a agir em conjunto para moldar comunidades circulares destinadas a prevenir a produção de resíduos. Estes tempos difíceis destacaram o papel que as pequenas comunidades podem desempenhar na transição para padrões de consumo e produção sustentáveis. Todas as organizações (ONGs, empresas, estabelecimentos de ensino, autoridades públicas), bem como os cidadãos que participam na prevenção de resíduos, reutilização, reciclagem e compostagem devem ser envolvidos para atingir as metas de desperdício zero.

É necessário um sentido de solidariedade e colaboração entre as pessoas que acreditam numa sociedade que deixa de produzir resíduos e que actuam em conjunto para promover uma economia circular e alcançar um desenvolvimento sustentável, mantendo um bom equilíbrio entre os pilares ambientais, sociais e económicos. Comunidades pequenas, locais, justas, inclusivas e circulares podem desempenhar um grande papel na promoção de um futuro sustentável na Europa.

As inscrições abrem amanhã 1 de Setembro e permanecem até 15 de Novembro. Para facilitar veja o vídeo de como poderá fazer a inscrição da sua acção na Semana Europeia de Resíduos 2021: