26/10/2021

Celebrou-se esta tarde, dia 26 de Outubro de 2021 um protocolo entre a QUERQUS, a TRATOLIXO e a CASCAIS AMBIENTE no âmbito da reciclagem de rolhas de cortiça.  Esta celebração tem por objectivos principais recolher rolhas e financiar a plantação de árvores autóctones através do projecto “Floresta Comum”. O Green Cork é um projecto que funciona em ciclo, da árvore vem a cortiça, a reciclagem dá novos usos à cortiça que antes estava na rolha, e ainda permite que se plantem novas árvores. O que vem da natureza volta à natureza.

 

A TRATOLIXO foi representada pelo Conselho de Administração,  Dr. Fernando Ferreira e Dra. Lúcia Bonifácio, a Quercus esteve representada  pela Dra. Alexandra Azevedo, Presidente da Direcção Nacional e a Cascais Ambiente esteve representada pelo Presidente Conselho do Administração, Eng.º Luís Capão.

 

Em prol da sustentabilidade ambiental e do cumprimento de metas de reciclagem de resíduos urbanos,  estas 3 entidades celebraram este protocolo que se poderá vir a multiplicar pelos restantes municípios que integram a AMTRES. A rolha de cortiça tem sido o produto que tem garantido a manutenção da sustentabilidade da biodiversidade existente no montado de sobro. Para isso, há que fazer com que a rolha de cortiça seja

cada vez mais um produto reciclável e reciclado, pelo que é urgente aumentar o sistema que permite reutilizar estas quantidades de material que estão a aumentar o volume dos resíduos domésticos.

E. Assim, para os parceiros envolvidos, as questões da biodiversidade são consideradas, não só como responsabilidade social e ambiental, mas também como parte integrante da gestão, figurando nos seus objectivos:

a) Obter um balanço global positivo de impacte da sua actividade sobre a biodiversidade; b) Estimular a reflorestação e exploração responsável das florestas.