Ao corresponder ao convite para pronunciar-me sobre os 25 anos  da TRATOLIXO tenho de salientar que esta empresa construiu no presente o futuro, apostando na renovação e no rigor, após um período conturbado já ultrapassado.

O Município  de Sintra está empenhado neste projecto e numa estratégia que foi e é  seguida por esta nova administração da empresa no sentido de compatibilizar a sustentabilidade ambiental  e económica, dando uma perspectiva consistente para o futuro, visando maiores eficiências e redução de custos de operação de tratamento dos resíduos sólidos urbanos ao munícipe.

O esforço da empresa e dos Municípios da AMTRES, no qual Sintra se empenhou, para um reequilíbrio económico junto da Banca, resulta hoje em renovados benefícios para todos os munícipes face ao reequilíbrio financeiro da TRATOLIXO.

Igualmente, o trabalho operacional efectuado pela TRATOLIXO garante uma melhor qualidade de vida para as comunidades e os Municípios e Accionistas.

Proteger o ambiente é cada vez mais um imperativo transnacional. Todo o trabalho da Tratolixo tem como fio condutor comum a protecção do ambiente sem o qual não há respeito pelos direitos individuais e colectivos nem pelo desenvolvimento económico e social que se deseja cada vez mais justo e sustentável.

O Município de Sintra manifesta assim a sua confiança numa estratégia aprovada por todos os Municípios que integram a AMTRES, e que visa o rigor e uma maior eficiência na gestão da empresa, cuja liderança e Administração tem  demostrado empenho, rigor e esforço de renovação em novas práticas de gestão e nas novas tecnologias de forma a retomar um caminho de sucesso empresarial, seguindo os princípios de transparência e de uma gestão virada para o serviço público de qualidade.

Basílio Horta