A TRATOLIXO faz questão de não só prestar um serviço ambiental através do tratamento de resíduos, mas também educacional e social. Sendo a COMUNIDADE uma das partes interessadas, a que a TRATOLIXO está atenta, e tendo consciência das inúmeras carências que perpetuam em nosso redor, temos o privilégio de contribuir para causas nobres colaborando designadamente com o BIPP-Banco de Informação de Pais para Pais (IPSS) sediado no Estoril.
BIPP- Inclusão para a Deficiência, criada em 2005 por um grupo de pais de crianças com necessidades especiais, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem como missão, promover a Inclusão das pessoas com deficiência na sociedade através da procura de soluções adequadas a cada caso, e criação de respostas que satisfaçam as suas necessidades.
Esta IPSS tem uma parceria com a TRATOLIXO através da recolha de tampinhas de plástico, que por sua iniciativa recolhe e entrega na TRATOLIXO. A retoma destas tampinhas para reciclagem foi convertida em apoio financeiro, tendo sido aplicado em colónias de férias inclusivas, vulgarmente conhecido por ATL, permitindo que crianças e adultos com deficiência possam igualmente disfrutar entre outras coisas, de um banho de mar, de brincar, de passar os dias na companhia e carinho de pessoal especializado, podendo os seus pais ir trabalhar em paz.

Na página da Responsabilidade Social Veja o vídeo das férias inclusivas destas crianças com o apoio da Tratolixo