O Programa de Educação Ambiental da TRATOLIXO com o slogan “TRATOLIXO VAI ÀS ESCOLAS” nasceu da estreita parceria com os Municípios e pretende proporcionar à comunidade educativa sessões de ambiente nas escolas com actividades lúdicas e visitas às instalações.
 
O Programa de Educação Ambiental da TRATOLIXO para o ano lectivo de 2015-2016 vai ter início na próxima quinta-feira, 3 de Dezembro, em escolas do Município de Mafra, estando previsto que esta acção, com uma componente formativa/informativa se repercuta a cerca de 6.000 alunos de 264 escolas do 1º e 2º Ciclo nos Municípios da área de intervenção da AMTRES - Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra.
 
Este programa conta com o apoio da Sociedade Ponto Verde.
 
A TRATOLIXO VAI ÀS ESCOLAS tem por objectivo alertar para o impacto do consumo e a importância da correcta separação dos resíduos e da reciclagem, informar e sensibilizar os professores, alunos e respectivas famílias, complementar o currículo escolar com actividades práticas e de Educação Ambiental, contribuir para o aumento da taxa da separação de resíduos nos concelhos da AMTRES e divulgar a missão e actividade da TRATOLIXO.
 
Os temas a abordar nesta campanha de sensibilização serão a Redução (“Fazer mais com menos”), a Reutilização, a Reciclagem, o Consumo e a Separação dos Resíduos. Reutilizar e reciclar é poupar recursos naturais, é ter consciência ambiental e um dever cívico. Pretende-se que as pessoas nos surpreendam com as suas atitudes. Pretende-se convencer as pessoas a separar os resíduos porque desta forma poupa-se a utilização de matérias-primas, há uma menor utilização dos aterros sanitários e atingem-se as metas impostas legalmente no que diz respeito à reciclagem.
 
O público escolar é, por excelência, o preferencial de todas as iniciativas de sensibilização ambiental, não só pela maior facilidade de integrarem conceitos e adoptarem hábitos comportamentais ambientalmente sustentáveis, mas também pelo veículo que se tornam ao levarem a mensagem para dentro do seu meio familiar e social. Esta campanha de sensibilização vai abranger Escolas dos Concelhos de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra, Alunos do 1º e 2º Ciclos do ensino Básico.

É importante que todos percebam que a separação de resíduos tem um propósito, que o seu esforço não é em vão e, sobretudo, que percebam que a sua acção é a primeira e muito importante etapa na actividade desenvolvida pela TRATOLIXO, sem a qual esta não terá sucesso. Este é, portanto, um esforço comum, sendo que para tal pretende-se incluir a população na actividade da TRATOLIXO, de modo a que todos se sintam parte desta cadeia e o façam com mais afinco.
 
OBJECTIVOS:
Esta acção contará com uma componente formativa/informativa para cerca de 6.000 alunos de 264 escolas do 1º e 2º Ciclo, de modo a promover o conhecimento das regras de separação e do ciclo de vida dos resíduos.
Mais ainda, pretende-se sensibilizar para o impacto do consumo e da importância da correcta separação dos resíduos e da reciclagem, informar e sensibilizar os professores, alunos e respectivas famílias, complementar o currículo escolar com actividades práticas e de Educação Ambiental, contribuir para o aumento da taxa da separação de resíduos nos concelhos da AMTRES, captar credibilidade, consciencializar, fomentar o envolvimento humano, um melhor ambiente e um futuro melhor.