24-02-2017

A PRIO iniciou no dia 22 de Fevereiro a instalação dos primeiros oleões avançados de muitos que vai instalar no resto do país. A solução foi criada pela PRIO em parceria com a Hard Level, que se constitui como alternativa à deposição deste tipo de resíduo.

Trata-se de uma solução inovadora que tem vindo a assumir uma importância crescente no progresso da sustentabilidade. A qualquer hora do dia, neste posto da PRIO é possível receber uma embalagem nova para depositar o óleo usado e após entrega desta cheia, trazer outra nova e higienizada para futuras utilizações.

A gasolineira pretende instalar mais de 600 oleões noutros postos do país para além de Trajouce e Vila Nova de Gaia até 2020, podendo desde agora os munícipes reciclar este resíduo produzido nos seus lares contribuindo para um melhor ambiente

“Hoje temos que ter cada vez mais preocupações sobre como reaproveitamos recursos e este é um belíssimo exemplo de como é que se reaproveita um recurso que para nós já não tem valor”, referiu Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Inaugurou este ponto de recolha de óleo alimentar na presença do Presidente da Câmara de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, do Vice-presidente da CCDR-LVT, Dr. Fernando Ferreira, do Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO, Dr. João Dias Coelho, da Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Maria Fernanda Gonçalves e representantes da Cascais Ambiente.

A TRATOLIXO é uma empresa intermunicipal certificada, com quase 3 décadas de experiência, detida em 100% pela AMTRES – Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra para o Tratamento de Resíduos Sólidos – e responsável pelo serviço público de tratamento de Resíduos Urbanos produzidos pelos mais de 800.000 habitantes dos municípios deste Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos.

A Cascais Ambiente é uma empresa municipal do concelho de Cascais com mais de 10 anos, responsável pela recolha e transporte de resíduos indiferenciados e selectivos, bem como os resíduos provenientes de cortes de jardins e dos objectos fora de uso.