07/06/2022

Após 2 anos de interrupção motivada pela pandemia da Covid19, voltámos a celebrar o Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial do Ambiente no grande evento “Há Festa no Parque” que decorreu no Parque Municipal de Mafra, nos dias 4 e 5 de Junho, tendo o recinto acolhido milhares de pessoas.

Recheada de animação e dirigida ao públi­co em geral, esta iniciativa contou com uma grande variedade de actividades gratuitas promovidas pela Câmara Municipal de Mafra e por entidades parceiras que animaram miúdos e graúdos, entre as 10h e as 19h ao longo do fim-de-semana.

O tema principal deste ano foram os ODS, os 17 objectivos do desenvolvimento sustentável para 2030.

A convite da Câmara Municipal de Mafra, a TRATOLIXO esteve presente dinamizando várias acções de promoção nomeadamente sobre a nova Central de Compostagem para Resíduos Verdes oriundos de recolha selectiva e sobre o composto produzido nas suas instalações.

Durante a acção, os monitores sensibilizaram a população para a importância de se promover a Economia Circular em todos os resíduos incluindo os orgânicos, desviando-os do aterro sanitário e deram ainda a conhecer o projecto de separação dos resíduos alimentares que tem vindo a ser implementado pelo município, e que após a fase piloto na Ericeira será alargado ao restante concelho.

Numa das actividades o público foi convidado a participar no envasamento de plantas aromáticas (manjericão e tomilho), utilizando o composto da TRATOLIXO e vasos biodegradáveis. Durante a actividade foi feita uma apresentação sobre o processo de compostagem e sobre a produção de energia eléctrica associada.

Em outra actividade, os visitantes do nosso stand tiveram oportunidade de observar uma amostra de composto à lupa binocular e de conhecer os pequenos macroinvertebrados que aqui vivem e que têm um papel fundamental na degradação da matéria orgânica.

Foram distribuídas amostras de composto Campo Verde pelos visitantes.