22/11/2022

No passado dia 15 de Novembro a Central de Digestão Anaeróbia (CDA) completou 10 anos de produção de energia eléctrica, que se mantém a ser injectada na rede eléctrica nacional de forma quase ininterrupta até à data. São 10 anos de operação da maior unidade de digestão anaeróbia do país, que foi concebida para a recepção e tratamento dos biorresíduos (restos de comida) do sistema da AMTRES, composto pelos Concelhos de Cascais, Oeiras, Mafra e Sintra. Os atrasos na implementação de uma estratégia nacional de recolha selectiva de biorresíduos, no que à gestão de resíduos urbanos diz respeito, levaram a que a CDA tivesse que ser adaptada de forma a tratar biorresíduos provenientes de recolha indiferenciada.

Apesar da dificuldade deste desafio, a TRATOLIXO tem conseguido operar com sucesso esta instalação, que é uma referência a nível nacional, sendo ainda visitada por delegações técnicas de várias partes do mundo, sempre demonstrado enorme apreço pela qualidade do trabalho ali realizado. Nestes 10 anos, na operação da CDA foram recebidas e tratadas cerca de 900 mil toneladas de resíduos, que permitiram produzir mais de 195 GWh de energia eléctrica a partir do biogás gerado no seu processo. Como subprodutos, foram ainda produzidas mais de 90 mil toneladas de composto, aplicadas na correcção de solos na agricultura e mais de 3 600 toneladas de produtos recicláveis, encaminhados para valorização.

Com a estratégia de recolha selectiva de biorresíduos agora a ser implementada a nível nacional, onde mais uma vez a Tratolixo e os seus 4 municípios se destacam com o projecto inovador da recolha através de sacos ópticos (sacos verdes colocados no contentor indiferenciado e separados por equipamentos ópticos no novo Tratamento Mecânico de Trajouce), a CDA sofrerá obras de ampliação de forma a estar preparada para os desafios vindouros, num investimento de cerca de 3,2 Milhões de euros.

Resta dar os parabéns a todos aqueles que ao longo deste tempo contribuíram para o funcionamento desta unidade!