16/03/2023

O Tutor do Bairro é um programa do Município de Cascais que permite a participação activa dos munícipes no processo de melhoria da qualidade de vida ao nível do bairro. É um interlocutor privilegiado entre a população local e a Cascais Ambiente e tem como missão monitorizar na sua área de residência, o estado da limpeza urbana, recolha de resíduos, espaços verdes urbanos no domínio público, espaços de jogo e recreio, calçadas, passeios, iluminação, estacionamento, segurança pública, entre outras situações. 

A Vereadora do Ambiente, Joana Balsemão e a Administradora da Cascais Ambiente, Zilda Costa da Silva acompanharam um grupo de Tutores de Bairro a uma visita à Tratolixo e foram recebidos pelo Presidente do Conselho de Administração, Nuno Soares.

A visita teve início com uma ampla e aberta sessão de esclarecimentos sobre as vantagens da reciclagem e da economia circular em concomitância com o relevante papel desempenhado pelos Tutores de Bairro. A plateia interessada encheu o auditório e foi muito participativa tendo contado vivamente com a senhora vereadora e com o senhor presidente da TRATOLIXO para responder a todas as questões ali colocadas.

O Eng.º Nuno Soares sublinhou a importância destas iniciativas e, referiu ainda, a solução estratégica inovadora encontrada pelo Sistema AMTRES assente no modelo de recolha selectiva de biorresíduos por saco óptico com significativas vantagens ambientais.

Durante a visita ao ecoparque, o Eng.º Nuno Simões e demais equipa, oportunamente, referiram as melhorias no desempenho ambiental com as novas infra-estruturas fundamentais ao cumprimento das metas estabelecidas.

Actualmente existem 229 Tutores do Bairro, cobrindo 95% do território municipal de Cascais.