26/07/2023

Atendendo à sua estratégia de constante inovação e procura de soluções ambientalmente sustentáveis, no passado dia 29 de Junho a TRATOLIXO esteve presente, enquanto parceira de experimentação industrial, numa sessão de demonstração pública do ponto de situação e resultados do Projecto Mobilizador “Move2LowC – Combustíveis de base biológica”, decorrida nas instalações da HyChem.

O projecto, liderado pela A4F - Algafuel, S.A., almejava a produção de biocombustíveis a partir de diferentes tipos de biomassas – microalgas, biomassa florestal residual e efluentes industriais.

Esta sessão de demonstração permitiu a partilha dos resultados alcançados e debate sobre os desafios da execução deste projecto mobilizador, de carácter pioneiro e inovador em termos de aplicações de energia renovável de baixo carbono para a mobilidade, em situações em que a mobilidade eléctrica apresenta limitações – como o caso dos transportes pesados de mercadorias e de passageiros, do transporte marítimo e da aviação.

Tiraram-se várias e importantes ilações a partir deste projecto, nomeadamente que é possível utilizar outros tipos de biomassa endógena para produção de biocombustíveis, as tecnologias para a conversão desta biomassa em biocombustíveis sofreram um franco desenvolvimento na sequência do contexto mundial pandémico e de guerra, verificou-se que as tecnologias de refinação de biocombustíveis são replicáveis e ainda, que destes processos e utilização de biocombustíveis resulta uma redução do impacte ambiental e melhoria da sustentabilidade no sector dos transportes.

O Projecto “Move2LowC” determinou o desenvolvimento de 4 sub-projectos técnicos co-financiados pelo Programa COMPETE 2020, nomeadamente:

PPS1 – Refinação de microalgas autotróficas em biocombustíveis: visa implementar um processo de produção de biocombustível para a aviação a partir de microalgas utilizando conversões termoquímicas;

PPS2 – Produção de óleo de origem microbiana por fermentação, para refinação de biojetfuel: pretende implementar um processo de produção de biocombustíveis de aviação por fermentações heterotróficas, utilizando biomassas lenho-celulósicas residuais;

PPS3 – Produção de hidrogénio a partir de biometano para aplicação em veículos de transporte público: objectiva a produção de hidrogénio a partir de uma fonte renovável (biogás/biometano ou gás de biomassa), com redução dos custos, através de inovações incrementais e utilização em veículos pesados;

PPS4 – Produção de biometano a partir de CO2 biogénico e hidrogénio renovável: propõe produzir gás natural veicular (GNV) 100% renovável sob a forma de biometano (bio-GNC/GNL).

Desta forma, o Projecto Move2LowC consistia em utilizar tecnologias de conversão destas biomassas em biocombustíveis e co-produtos através de processos de biorefinaria, com o objectivo de aumentar o aproveitamento de biomassa numa óptica de Economia Circular e diminuir os desperdícios através da redução, reutilização, recuperação e reciclagem destas matérias-primas em vectores energéticos.

Na referida sessão de demonstração estiveram presentes representantes dos 18 co-promotores dos sub-projectos técnicos, dos 7 parceiros de diversas áreas e diferentes pontos do País e ainda da Agência Nacional de Inovação (ANI), o que introduziu um conjunto de competências técnico-científicas ímpar no projecto e resultou numa network fortíssima.

Este projecto mobilizador tem ajudado estrategicamente as empresas a aproximarem-se do estágio comercial destas tecnologias, fundamentais para a transição energética em Portugal, tendo mobilizado Universidades, Institutos de I&D, PME’s e Grandes Empresas numa cooperação para criar respostas sustentáveis no âmbito da bioeconomia para a mudança climática necessária na área da mobilidade.

A TRATOLIXO espera que o know-how e contactos adquiridos no projecto permitam a criação de sinergias empresariais e científicas, para um maior aproveitamento de recursos internos existentes e redução de custos na gestão de resíduos, em consonância com a Economia Circular e Desenvolvimento Sustentável e em estreito alinhamento com as agendas nacionais e europeias de Inovação, Transição Climática e Transição Energética.