13/09/2017

No passado dia 13 de Setembro, entrou em funcionamento o ecocentro no Ecoparque da Abrunheira, em Mafra.

Foi assinalado o arranque de mais uma unidade operacional que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Eng.º Hélder Sousa Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mafra e do Conselho Directivo da AMTRES, Dr. Joaquim Sardinha, Vereadores e dos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho de Mafra cujas áreas geográficas se integram na actividade deste Ecocentro.

Para além do Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO, estiveram presentes colaboradores da empresa das áreas operacionais: Exploração, manutenção, Segurança e Saúde no Trabalho, Sistema Integrado de Gestão e Comunicação.

 “ Já ontem era tarde, a abertura desta importantíssima infraestrutura na melhoria da recepção de materiais recicláveis”, referiu o Presidente da CMM.

O Presidente da Câmara Municipal de Mafra, que preside à Assembleia Intermunicipal da AMTRES, realçou igualmente o importante contributo da TRATOLIXO e da sua Administração e colaboradores na conclusão deste importante equipamento para os Munícipes e Freguesias, evitando a deposição de resíduos em locais menos adequados que prejudicam o ambiente e a saúde pública.

João Dias Coelho, Presidente do CA da empresa, referiu aspectos do funcionamento do novo Ecocentro e a importância da sua conclusão, para os fins de recuperação de recicláveis e sua valorização, de relevo ambiental e metas do Sistema AMTRES, bem como para a conclusão do Ecoparque da Abrunheira, que se encontra nesta data totalmente licenciado e operacional.

A TRATOLIXO dispõe há alguns anos de um ecocentro na Ericeira, que serviu todo o concelho de Mafra, e que passará a servir preferencialmente as freguesias da Encarnação, de Santo Isidoro, da Ericeira e Carvoeira.

O segundo ecocentro da empresa em Mafra, ocupa uma área de 3.800 m2 e destina-se à recepção gratuita de resíduos valorizáveis de várias tipologias não enquadráveis nos normais circuitos de recolha, das Freguesias de Mafra, Malveira e São Miguel de Alcainça, União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros, Milharado, União das Freguesias de Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário, União das Freguesias de Azueira e Sobral da Abelheira, Venda do Pinheiro, União das Freguesias da Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés.

Esta obra que conclui o Ecoparque da Abrunheira, estará sob a responsabilidade do Dr. Diamantino Gonçalves, da Direcção de Exploração, e possui infraestruturas adequadas à recepção de cada uma das tipologias de resíduos a admitir dentro do horário de funcionamento, nomeadamente: Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e Pilhas e Acumuladores (P&A); Embalagens contendo ou contaminadas com tintas e solventes, produtos adesivos, colas e resinas; Materiais contaminados; Têxteis; Óleos alimentares; Óleos minerais; Papel/Cartão; Embalagens de Plástico e Metal; Vidro de embalagem; Vidro não embalagem; Pneus usados; Monstros (Colchões e Sofás); Madeiras; Metais/Sucatas; Plásticos rígidos (Estores/Tubos e Para-choques); Resíduos de Jardins e Parques; Resíduos de Construção e Demolição (RCD); Esferovite (EPS). Esta infraestrura será uma mais-valia para todos os cidadãos que poderão utilizar este serviço das 08H00 às 17H00 de Segunda a Sábado.

Assista à abertura desta importante infra-estrutura: