Compostagem domestica no seu município
A Tratolixo recebe, trata e valoriza os resíduos urbanos, produzidos em Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra abrangendo mais de 850 000 habitantes. O projecto de compostagem doméstica, agora promovido pela Tratolixo e por aqueles 4 Municípios tem como objectivo reduzir a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis que são depositados nos aterros, reduzir a emissão de poluentes e o uso de energia no transporte de resíduos, produzir fertilizantes de forma natural e gratuita, sem o uso de produtos químicos contribuindo assim para um melhor ambiente.
Significado de compostagem doméstica
A compostagem é o processo de transformação de resíduos biodegradáveis por microorganismos e outros pequenos invertebrados (minhocas do solo), em ambiente húmido e arejado, produzindo uma terra fértil em micronutrientes, sais minerais, azoto e carbono a que damos o nome de composto.
2 - Adicione uma camada de 10 a 20 cm de castanhos, com uma mão cheia de terra ou composto pronto.
Assim terá microtganismos suficientes para iniciar o processo de compostagem.
3 -Adicione uma camada de verdes , seguida de outra camada de Castanhos.
4 - Nota: teste de esponja:
Como saber se a pilha de compostagem tem água suficiente:
Espremer com a mão um pouco do material do interior do compostor.
• Se pingar - demasiada humidade – é preciso juntar castanhos e revirar os materiais;
• Se a mão continuar seca - pilha seca - é preciso juntar Verdes, regar e revirar os materiais
5 - Misture o conteúdo sempre que colocar novos resíduos ou, pelo menos, uma vez por semana e repita o processo até encher o compostor. As camadas podem ser adicionadas todas de uma vez ou à medida que os materiais váo ficando disponíveis.
6 - A última camada a adicionar deve ser sempre de castanhos, para diminuir os problemas de odores e a proliferação de insectos e outros animais indesejáveis.
PARTILHAR ESTA PÁGINA..