23/8/2023

A TRATOLIXO esteve presente na XXXII edição da FEXPOMALVEIRA, que decorreu entre os dias 10 e 15 de Agosto de 2023, na Mata Paroquial da Malveira e que assinalou os 240 anos de Feira da Malveira.

A FEXPOMALVEIRA é uma feira-exposição de agro-pecuária, industrial e artesanal, ligada à cultura, à arte e às tradições, cuja organização é da responsabilidade da Junta de Freguesia da Malveira.

Durante o evento, a TRATOLIXO esteve presente realizando acções de divulgação, sensibilização e informação ao visitante com dinamização de actividades sobre o composto produzido na TRATOLIXO com envasamento e distribuição de plantas aromáticas, distribuição de amostras de composto e observação de organismos decompositores através de uma lupa binocular de grande ampliação.

Diariamente, passaram pelo stand cerca de 300 pessoas, o que no total, correspondeu a cerca de 1800 participantes, ao longo dos seis dias.

Durante a acção, a população foi sensibilizada para a importância de se promover a Economia Circular em todos os resíduos, incluindo os orgânicos, desviando-os do aterro sanitário. Com a colaboração do Município de Mafra foi dado a conhecer o projecto de separação dos resíduos alimentares que tem vindo a ser implementado pelo município tendo sido distribuídos kits aos munícipes que se tornaram aderentes.

Os visitantes foram ainda convidados a participar no envasamento de plantas aromáticas (manjericão), utilizando o composto da TRATOLIXO e vasos biodegradáveis. Durante a actividade mostrou-se o produto final da compostagem, produzido na Central de Digestão Anaeróbia, fez-se uma explicação sobre todo o processo de compostagem, desde a separação no saco verde, assim como da produção de energia eléctrica associada. No final, ofereceu-se uma amostra de composto, juntamente com o manjericão, para posterior plantação.

Noutra actividade, os visitantes do stand tiveram oportunidade de observar uma amostra natural de composto à lupa binocular e de conhecer os pequenos macroinvertebrados que ali vivem e que têm um papel fundamental na degradação da matéria orgânica. As crianças foram os grandes entusiastas desta actividade, mas os adultos também demostraram grande interesse.

Ao longo dos vários dias, os visitantes abordaram-nos espontâneamente ou foram convidados a participar nas actividades e a levar uma planta e uma amostra de composto consigo. Várias famílias, participaram nas actividades, repetidamente, ao longo dos vários dias, sobretudo, por solicitação das crianças.