25/7/2023

A TRATOLIXO, em parceria com o Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico e a empresa 3drivers, e o apoio da Sociedade Ponto Verde, desenvolveu um conjunto pioneiro de simuladores que ajudam a conhecer de forma detalhada e completa todo o processo de gestão de resíduos e o ciclo de vida das embalagens.

SimRecicla une duas palavras com o propósito de: promover a economia circular, a descarbonização da gestão de resíduos e o uso eficiente dos recursos, através de um projeto digital inovador a nível mundial.

Nuno Soares, Presidente da Tratolixo, refere: “Detetámos que existia uma lacuna em termos da literacia sobre o processo de reciclagem. Da análise promovida, inclusive internacionalmente, não encontrámos uma ferramenta de aprendizagem completa. Isso foi o mote para avançarmos com um projeto de simuladores, uma solução digital, simples, mas completa, que de forma quase lúdica ensine todo o processo da reciclagem ao público em geral e à comunidade escolar. Daí nasceu o projeto SimRecicla”.

Os simuladores SimRecicla são uma ferramenta muito útil para o público em geral, bem como para a comunidade académica, sobretudo no ensino secundário e universitário, já que permitem que professores e alunos abordem a reciclagem de forma técnica e realista, utilizando uma solução digital atrativa e simples de usar, que pode mesmo ser um ponto de partida para o início de novos projetos no âmbito da reciclagem.

O SimRecicla inclui três simuladores com diferentes objetivos, que respondem às seguintes dúvidas:

- Onde coloco a minha embalagem: calcula o impacte das práticas de separação e encaminhamento dos resíduos de embalagens.

Quero melhorar a reciclabilidade de uma embalagem: calcula o impacte das opções de produção, materiais e componentes adotados.

Quero otimizar uma linha de triagem: calcula a recuperação de materiais numa linha de triagem de embalagens, de acordo com a sequenciação de diferentes operações e equipamentos

O projeto SimRecicla tem a assinatura da empresa de referência no tratamento de resíduos sólidos em Portugal, TRATOLIXO, e agrega como parceiros o IN+Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico e a empresa 3drivers. O SimRecicla tem o apoio da Sociedade Ponto Verde.

António Lorena, managing partner da 3drivers, explica que os simuladores SimRecicla “baseiam-se em informação real e de base científica, o que permite que esta seja utilizada não só no contexto da literacia sobre reciclagem, mas também para o planeamento e a tomada de decisões por parte dos embaladores e quem gere os nossos resíduos”.

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, refere: “A inovação e a digitalização são fundamentais para o desenvolvimento da economia circular e desde logo da reciclagem das embalagens. O projecto SimRecicla é uma solução inovadora e sem dúvida útil, que aproxima a reciclagem dos cidadãos, ao mesmo tempo promovendo a gestão de resíduos e o uso eficiente dos recursos. Assim, logo à partida, a SPV decidiu apoiar este projeto acreditando no seu impacto e sucesso junto da comunidade. 

SimRecicla é, pois, uma solução suscetível de influenciar comportamentos. Uma ferramenta digital adequada às necessidades de diferentes intervenientes e consumidores e um recurso que poderá ser replicado a nível nacional e internacional. Os simuladores estão online, em Tratolixo, mas podem ser descarregados para o telemóvel (através de sistema Android) através do site, funcionando como uma aplicação que está sempre disponível e apenas à distância de um clique.