Participaram activamente na resposta à emergência simulada, as Brigadas de Incêndio, de Socorristas e de Evacuação da Tratolixo, bem como os Bombeiros da Parede e a PSP de Trajouce, num total de cerca de 30 elementos.
Todos os objectivos preconizados foram alcançados na íntegra.
Este exercício contou ainda com a presença de Observadores externos, dos Bombeiros de Paço de Arcos, Carcavelos e do Serviço Municipal de Protecção Civil de Cascais.
Após a conclusão do simulacro que se realizou no Ecocentro de Trajouce, reuniram-se todas as equipas envolvidas no auditório do Ecoparque de Trajouce para o debriefing.
José Raposo, Bombeiro de Paco de Arcos evidenciou a rapidez e a forma ordeira do trabalho feito pelos socorristas da TRATOLIXO. “Quando os Bombeiros chegaram ao teatro de operação já estava tudo feito.”
Segundo o responsável da PSP presente no simulacro, agente Ferreira, testemunhou que tudo estava bem preparado e coordenado.
Pedro Carvalho, 2º Comandante dos Bombeiros de Carcavelos salientou que no contexto geral as equipas estavam conciliadas e organizadas, tendo conseguido transmitir convenientemente a informação ao Comandante dos Bombeiros. “Tiveram um bom reconhecimento e de forma precisa passaram a informação” e aconselhou que se continue a apostar no treino “que é essencial, pois um acidente é sempre inesperado”.
António Veloso, representante do Serviço Municipal da Protecção Civil de Cascais, reforçou o facto de todos estarem bem coordenados com a equipa de evacuação.
Tânia Paiva, Oficial Bombeira de Paço de Arcos congratulou a forma como as equipas da TRATOLIXO estão preparadas recorrendo à expressão: “Treino difícil, combate fácil”. Referiu ainda, que sentiu uma forte relação interpessoal e um óptimo trabalho de equipa. “Não é comum encontrar uma empresa a trabalhar com esta técnica” como foi possível assistir.
Por último o Sr. Comandante Pedro Araújo dos Bombeiros da Parede teceu elogios aos colaboradores e ao Conselho de Administração da TRATOLIXO mencionando que “está muito grato ao estar com a TRATOLIXO pois tem sido uma longa caminhada, com uma evolução muito significativa sendo a TRATOLIXO um caso de sucesso”. Mais referiu que “tem sido testemunha viva deste processo, e deste êxito, e até já referiram a TRATOLIXO, como um dos casos a seguir a nível nacional e até internacional, no que à segurança diz respeito. “Tínhamos um percurso de 20 anos com mais de 400 ocorrências, e naquele ano, em que demos como exemplo a TRATOLIXO, tínhamos zero intervenções, e, reduzir a intervenção externa, deste modo, chama-se trabalhar pela excelência, o que naturalmente, não é fruto do acaso, é o resultado do trabalho, e reflecte a importância que o CA da TRATOLIXO atribui a estas questões de segurança”.
Por fim, não pôde deixar de manifestar o seu reconhecimento ao Conselho de Administração, revelando que hoje, já se sente à vontade para dispensar a sua presença na TRATOLIXO, por acreditar, que mesmo numa situação real, sabe que a primeira resposta seria eficaz com o complemento dos meios externos, e seria suficiente para debelar qualquer situação.