03-10-2016

Teve início no dia 6 de Outubro, quinta-feira, com a Conferência Inaugural sobre Economia Circular, na qual participou como orador o Dr. João Dias Coelho, Presidente do Conselho de Administração da Tratolixo.

O Dr. Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, o Dr. Pedro Norton Matos, Mentor Greenfest, Sten Engdahl, Deputy Head Mission da Embaixada da Suécia foram responsáveis pela abertura do evento. A Dra. Célia Ramos, Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, também marcou presença na Conferência e alertou para alterações climáticas e perda da biodiversidade, "como consequência da falta de uma economia que ajude a restaurar o sistema regenerativo da natureza".

Para além do Presidente do CA da TRATOLIXO também participaram como oradores da Conferência Inaugural Freimut Schroder, da Siemens Healthineers, Catarina Roseta-Palma, do ISCTE, Fernando Caldas, do IKEA Portugal, Paula Guimarães do GRACE, Lars Montelius, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e Jan Olsson, Embaixador da Causa do Ambiente da Suécia.

O Greenfest está até Domingo a decorrer no Estoril e baseia-se nos três pilares da sustentabilidade – social, ambiental e económico – disponibilizando palestras, exposições, espectáculos de música, dança ou teatro, além de iniciativas dirigidas especificamente a crianças, adolescentes, jovens ou adultos. Neste âmbito a TRATOLIXO participa activamente estando programado sensibilizar cerca de 500 jovens sobre a temática dos resíduos e sua reciclagem. Ao longo destes 3 dias de evento tem recebido para além de jovens, munícipes de todas as idades com o objectivo de esclarecer dúvidas e mitos, informar e sensibilizar todos acerca da necessidade de adoptar comportamentos mais equilibrados para defender a natureza, mas também a saúde de cada um e o espaço social onde se integra.

“O tema principal desta edição é a Economia Circular, que é uma economia de desperdício zero, é um objectivo, um sonho, uma ambição, de uma sociedade com um modelo de desenvolvimento económico, social e ambiental de desperdício zero”, de matérias-primas ou materiais, e de capital humano, disse à agência Lusa, Pedro Norton de Matos, o mentor do projecto Greenfest que para o próximo ano fará 10 anos.

No dia 8 de Outubro o Engº Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente visitou o Greenfest e tivemos o prazer de contar com a sua presença nosso stand.

Nesta edição do Greenfest o stand da TRATOLIXO e das Águas de Portugal foram nomeados para o prémio Be Green Action Awards.

Consulte aqui a apresentação do Dr. João Dias Coelho, PCA da TRATOLIXO.

Filme Economia Circular - Re-thinking Progress: The Circular Economy : Fonte Ellen McArthur Foundation

Para saber mais consulte aqui.