29-12-2016

No dia 11 de Novembro a Embaixadora da Índia em Portugal, K. Nandini Singla foi recebida na TRATOLIXO, pela Administração da empresa. Esta visita foi promovida e acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Basílio Horta. 
O Dr. João Dias Coelho, Presidente do Conselho de Administração da Tratolixo e o Eng.º Ricardo Castro, Coordenador da Central de Digestão Anaeróbia, fizeram uma longa e detalhada exposição sobre a actividade da empresa, bem como sobre as soluções tecnológicas adoptadas, face aos benefícios reflectidos nomeadamente no ambiente. 
Portugal tem mantido com a Índia, ao longo dos tempos, desde 1947, após a independência daquele país, relações amigáveis e diplomáticas, havendo de acordo com dados do governo português em 2015, 6.935 cidadãos indianos a habitar no nosso país.
A Índia é um país emergente, com uma economia em rápida expansão e Portugal, está atento aos principais países em desenvolvimento, para aprofundar as suas relações e parcerias, nomeadamente na gestão de resíduos, sendo que, actualmente, na Índia a actuação dos catadores é indispensável para a gestão de resíduos, já que no país, a maioria dos municípios não oferecem recolha de resíduos pelo sistema formal de resíduos sólidos e não há nenhum programa de recolha selectiva estruturado.
Neste sentido a Embaixadora, sendo a Tratolixo uma referência no sector de resíduos, veio conhecer o sistema de tratamento e valorização de resíduos da empresa e seu desempenho, sabendo que, comparativamente com a média nacional e com os outros Sistemas da Área Metropolitana de Lisboa, a TRATOLIXO apresenta os melhores indicadores no que se refere a desvio de resíduos de aterro, reciclagem, e tratamento mecânico.