O aproveitamento de resíduos orgânicos biodegradáveis do sistema AMTRES, encaminhados para valorização orgânica na Central de Digestão Anaeróbia (CDA), localizada no Ecoparque da Abrunheira, alcançou nestes 13 anos de actividade, a produção de energia acumulada de 250 GWh. A unidade teve o seu arranque em Novembro de 2012 com digestão de resíduos sólidos urbanos, mantendo-se a trabalhar de forma contínua, até à data.
Todo o biogás gerado é aproveitado para produção de energia eléctrica e directamente encaminhado para a Rede Eléctrica Nacional, o suficiente para abastecer cerca de 6.000 famílias anualmente (fonte: PORDATA 2016 (2,5 pax/família)).
Importa referir que estes resultados foram obtidos maioritariamente, a partir do tratamento da fracção orgânica dos resíduos indiferenciados, o que implica processos complexos de pré-tratamento para remoção de contaminantes.
A CDA, da TRATOLIXO é uma referência tanto a nível nacional, como internacional alinhada com os desígnios da economia circular, transversais a toda a empresa, contribuindo para os objectivos da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Destacamos o esforço e dedicação de todas as equipas que permitem manter o funcionamento continuo da unidade perante os grandes desafios, operando com sucesso e fiabilidade, nomeadamente com o aumento de capacidade da instalação em 2024, em consonância com a recolha de biorresíduos via sacos verdes, modelo implementado no sistema AMTRES.